Mauro Cezar diz que o Flamengo precisa de mudança urgente no sistema de jogo, mesmo que arrisque Carioca e Supercopa


Quando apresentado como técnico do Flamengo, Vitor Pereira afirmou que não faria grandes mudanças imediatamente. Ele transmitiu a ideia de que tentaria preservar o que havia de positivo no time campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, anteriormente dirigido por Dorival Júnior.


No entanto, segundo reportagem de Mauro Cezar no Uol, os primeiros jogos de 2023 mostraram que não havia muito a ser mantido do trabalho anterior, que já demonstrava sinais de esgotamento mesmo durante as conquistas do ano anterior. E o fracasso diante do Al-Hilal foi a prova disso.

Segundo o jornalista, a saída de João Gomes não é a única explicação para o atual estado do Flamengo. O problema é mais profundo e precisa de uma solução urgente. O clube precisa desenvolver um novo sistema de jogo. Isso pode colocar em risco as posições dos jogadores experientes e/ou que fazem parte da história do clube na equipe titular.


Um exemplo do problema que o Flamengo enfrenta é a falta de opções de velocidade. O jogador contratado a alto custo com essas características, Everton Cebolinha, não tem jogado com frequência, exceto em algumas partidas ou no time B, em 2022. É inegável que ele nunca teve uma oportunidade consistente no time principal. Se ele continuar da mesma forma, sem chances reais, sua situação não mudará.

Mas para permitir a entrada de Everton Cebolinha na equipe titular, será necessário mexer no quarteto formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro (devido à lesão de Bruno Henrique). No entanto, será necessário mudar, seja colocando o camisa 7 no banco ou até mesmo o uruguaio, até que ele esteja em boa forma.


Ir para o banco não significa ficar lá para sempre, mas sim lutar por uma posição na equipe. Isso é urgente para este elenco que tem nomes importantes confortáveis e acomodados, o que causa desconforto ao Flamengo.

A mesma medida deve ser tomada para a insistência em jogadores tecnicamente abaixo do padrão exigido. É o caso de Matheuzinho, que passou a temporada inteira como reserva de Rodinei. A escolha equivocada do VP resultou em uma penalidade aos 4 minutos de jogo no Marrocos.


Na defesa, o time possui excelentes opções, como Fabrício Bruno e Rodrigo Caio, recuperado de lesão. É inaceitável que David Luiz e Léo Pereira sejam inquestionáveis em 2023 devido a boas partidas realizadas em 2022. No meio da "reforma" necessária pelo treinador, há o aspecto mais importante: novos estilos de jogo e sistemas.

Mas como fazer isso durante o Estadual e a Recopa Sul-americana? Usando ambas as competições como um laboratório, colocando as chances de títulos ainda mais em risco. Testando, mudando, procurando soluções, não imediatamente, mas visando o que é mais importante na temporada: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. É preciso maturidade e coragem para fazer isso. 

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários