Flamengo reencontra Dorival após fiasco com Vitor Pereira e vivendo momento crítico com Sampaoli



Em meio a uma temporada marcada por frustrações, o Flamengo entra em campo hoje (13 de agosto) no Maracanã para um jogo pelo Brasileirão, enfrentando mais uma crise. O oponente desta vez é nada menos que o São Paulo, equipe comandada por Dorival Júnior, o treinador que conduziu o rubro-negro à vitória na Copa do Brasil e na Libertadores no ano passado.




O Flamengo e Dorival se veem hoje em lados opostos pela primeira vez desde sua passagem mais recente pela Gávea, que ocorreu no ano passado. Durante esse período, ele substituiu Paulo Sousa e encerrou a temporada em alta, conquistando dois troféus.

No entanto, a diretoria do Flamengo optou por não renovar seu contrato e trouxe Vítor Pereira. Sob o comando do treinador português, o time não teve um bom desempenho, ficando em segundo lugar na Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca, e sofreu uma eliminação na semifinal do Mundial de Clubes.




VP foi demitido pelo clube, e o argentino Jorge Sampaoli foi contratado. Essa escolha, um desejo antigo, recebeu luz verde do presidente Rodolfo Landim.

No entanto, a comissão técnica enfrentou turbulência após um incidente entre o preparador físico Pablo Fernández e o atacante Pedro. A turbulência se intensificou com a eliminação nas oitavas de final da Libertadores, uma derrota para o Olimpia do Paraguai.




Ao retornarem, na manhã da última sexta-feira, protestos e tumultos ocorreram. Membros da diretoria, Sampaoli e jogadores enfrentaram hostilidade, e houve pedidos pelo afastamento do treinador. Os torcedores também vandalizaram os muros do Ninho do Urubu em protesto.

O argentino chegou com altas expectativas por parte da torcida, mas a relação azedou diante do cenário atual. O clube luta para manter atuações impressionantes, como a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, e tem dificuldade em encontrar seu ritmo.




Caminhos Divergentes

Até o momento, o Flamengo não conseguiu conquistar troféus e enfrentou decepções em 2023, algumas das quais tiveram um impacto profundo na torcida. Entre as competições restantes, o Flamengo tem vantagem na disputa pela final da Copa do Brasil e busca uma ressurgência no Brasileirão para alcançar o líder Botafogo.

Dorival, por outro lado, assumiu o comando do São Paulo em abril, marcando sua primeira função como treinador após sair do Flamengo. Ele sucedeu Rogério Ceni.




No Morumbi, Dorival conseguiu mudar o rumo e alterar a sorte da equipe. O São Paulo se recuperou no Brasileirão e avançou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Além disso, eles estão nas semifinais da Copa do Brasil, após perderem o primeiro jogo por 2 a 1 para o Corinthians fora de casa.

Os triunfos anteriores de Dorival em vencer a Copa do Brasil e a Copa Libertadores pesaram muito na escolha do São Paulo por um sucessor de Rogério Ceni. O Tricolor via em Dorival um perfil vitorioso e o melhor treinador disponível no mercado.

Dorival foi a primeira opção da diretoria, não deixando espaço para dúvidas. O presidente Julio Casares viajou pessoalmente até Florianópolis para negociar com Dorival e finalizar um acordo que se estende até o final de 2024.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários