Manchester City desbanca o Real Madrid como marca mais valiosa do futebol, Flamengo é o brasileiro melhor colocado


O Manchester City alcançou um feito notável: após quatro anos de domínio do Real Madrid, o clube inglês se tornou a equipe com a marca mais valiosa no futebol global. Essa conclusão foi resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Brand Finance, que também incluiu o Flamengo entre os 50 melhores colocados.


Conforme divulgado pelo Brandirectory, os Citizens registraram um crescimento de 34% desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, e três anos depois alcançaram o topo da lista.

Além disso, com um valor estimado em 1,51 bilhão de euros, o Manchester City alcançou seu maior valor histórico. O Real Madrid ocupa a segunda posição, com 1,46 bilhão de euros, seguido pelo Barcelona, com 1,37 bilhão de euros. Confira abaixo a lista dos dez principais clubes do mundo.


Além do valor de mercado, o Brandirectory também analisa a força relativa das marcas por meio de métricas que avaliam os investimentos em marketing. O estudo também leva em consideração o patrimônio dos clubes e seu desempenho comercial.

O Flamengo é o único clube brasileiro presente nessa lista dominada por equipes europeias. Atual campeão da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, o Rubro-Negro ocupa a 50ª posição.


De acordo com a pesquisa, a marca do Flamengo foi avaliada em 98 milhões de euros, aproximadamente R$ 515 milhões. No entanto, o clube carioca caiu uma posição em relação ao ano anterior, quando ocupava o 49º lugar.

O estudo aponta que a eliminação precoce no Mundial de Clubes do ano passado, na semifinal contra o Al Hilal, teve um impacto negativo nessa classificação.

Confira o top 10 das marcas mais valiosas, segundo o site Brandirectory*

1 - Manchester City - 1,51 bilhão

2 - Real Madrid - 1,46 bilhão

3 - Barcelona - 1,37 bilhão

4 - Manchester United - 1,36 bilhão

5 - Liverpool - 1,36 bilhão

6 - PSG - 1,13 bilhão

7 - Bayern - 1,10 bilhão

8 - Arsenal - 906 milhões

9 - Tottenham - 897 milhões

10 - Chelsea - 861 milhões

*valores em milhões de euros

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários