Dos testes ao possível retorno: como Dorival pode aproveitar primeira semana livre no Flamengo


Após uma maratona de 31 jogos em 105 dias, Dorival Júnior enfim terá a primeira semana livre para treinos no Flamengo. O treinador e o elenco rubro-negro se reapresentam nesta quarta-feira no Ninho do Urubu para sete dias de preparação antes do confronto com o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.


Este período sem jogos ocorre em função da data Fifa, que teve início na última segunda-feira e termina em 27 de setembro. Pelo mesmo motivo, Dorival não poderá contar com seis atletas convocados: Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Varela, Vidal e Pulgar. 


Mesmo com desfalques importantes, a semana de treinos será crucial para o clube rubro-negro se preparar para a reta final da temporada, que inclui as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, contra Corinthians e Athletico, respectivamente. 


'Temos que ter muito cuidado', diz Dorival
O intervalo de 10 dias sem partidas foi celebrado por Dorival Júnior. Nas últimas coletivas de imprensa, o treinador negou que o período servirá apenas para descanso e citou os desafios para manter a equipe em alto nível.

- Não podemos passar do ponto. Esse é um fator importante. Teremos a primeira semana de atividade com os jogadores. Mas não podemos esquecer que não teremos seis atletas com nosso grupo, todos convocados e se apresentando às suas seleções. Temos que ter muito cuidado. Não vamos aproveitar esse período para resguardo não, precisamos acelerar o processo naturalmente tomando muito cuidado com volume de trabalho que vamos colocar agora. Estamos do meio para o fim da temporada, teremos jogos de altíssimo nível depois dessa parada - disse Dorival, na última semana, antes de completar:

- Nós temos que fazer de tudo para chegar em total condição nas datas mais importantes. Todos recuperados e todos à disposição. Vamos corrigir pequenos problemas que são apresentados. Nós pensaremos rodada a rodada, jogo a jogo, mas sempre atento às datas principais que serão decisivas.


Abaixo, o LANCE! explica como Dorival Júnior pode aproveitar a semana livre.

MUDANÇAS CONTRA O FORTALEZA

Um dos principais desafios de Dorival na semana será definir o time que entrará em campo contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira. Além dos seis selecionáveis, ele não poderá contar com Everton Cebolinha e Marinho, ambos expulsos no Fla-Flu do último domingo. A principal dúvida está no ataque: quem atuará ao lado de Gabigol?

VARIAÇÕES E TESTES NO ELENCO

O período de treinos também poderá ser usado para Dorival Júnior testar variações táticas de olho em possíveis situações no final da temporada. Um exemplo é a eventual entrada de Cebolinha na dupla de ataque titular em jogos que Pedro e Gabigol não puderem jogar juntos. Outra possibilidade é fazer testes no meio-campo para encontrar os substitutos ideais de Arrascaeta e Everton Ribeiro.


ENTROSAR O 'TIME DO BRASILEIRÃO'

Com titulares ausentes, Dorival pode aproveitar parte da semana para focar no 'time do Brasileirão'. A equipe caiu de produção nas últimas semanas e tropeçou contra Ceará e Goiás. Diante das finais de outubro, é provável que o time siga sendo escalado com frequência no campeonato e seja decisivo para a permanência do clube no G-4. 

RECUPERAR FORMA FÍSICA

Outra prioridade será a recuperação física de atletas que vêm de grandes sequências de jogos. Sem jogos e viagens, os atletas terão descanso maior em relação às últimas semanas - o que não significa resguardo total. Conforme Dorival disse nas coletivas, o desafio da equipe de preparadores físicos será ajustar o nível de cobrança nos treinos de força para manter a intensidade da equipe.

VOLTA DE RODRIGO CAIO?

O caso de Rodrigo Caio também será tratado com atenção. Fora dos gramados desde julho, o zagueiro está em reta final de recuperação e já treina normalmente com o elenco do Flamengo. Se mantiver a evolução, ele pode ser uma novidade na lista de relacionados para o confronto com o Fortaleza, na próxima quarta-feira.

Fonte: Lance!
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.