Ligar alerta: Histórico de decisões da Copa do Brasil, não favorece quem decide em casa


Flamengo e Corinthians protagonizarão a decisão da Copa do Brasil nos dias 12 e 19 de outubro, na NeoQuímica Arena e no Maracanã, respectivamente. O sorteio, realizado nesta terça-feira na sede da CBF, deu o mando de campo no segundo jogo para o Flamengo, e o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, já comemorou a notícia nas redes sociais. Mas a estatística das finais do torneio aponta para o lado contrário — os times que decidiram fora de casa têm vantagem histórica, com 19 títulos (58%) contra 14 dos mandantes (42%).


No retrospecto dos clubes em finais da competição, a vantagem também vai para o Corinthians. O time irá disputar sua sétima final: foi campeão três vezes decidindo na casa do adversário (em 95, contra o Grêmio, em 2002 disputando com o Brasiliense e em 2018, quando derrotou o Cruzeiro) e, nas três vezes em que decidiu com a torcida presente, ficou apenas com o vice-campeonato (em 2001, o título ficou com o Grêmio, em 2008 perdeu para o Sport, e em 2018, quando o Cruzeiro foi bicampeão consecutivo).


No caso rubro-negro, o clube têm um histórico mais complicado: ganhou uma final em casa, em 2006 contra o Goiás, e em 2013, contra o Athletico. Em 2006, os dois jogos da final, contra o Vasco, foram disputados no Maracanã, mas no segundo duelo, o mando de campo era do Cruz-maltino, e o Flamengo também levantou a taça. Nas quatro decisões em que o time carioca ficou em segundo lugar, a balança está equilibrada: foram duas derrotas no Maracanã (em 1997 e 2004, perdendo para o Grêmio e o Santo André, respectivamente) e duas derrotas jogando contra o Cruzeiro no Mineirão, em 2003 e 2017. Curiosamente, o atual ídolo rubro-negro Arrascaeta foi um dos autores do gol na partida de ida na última final que o Flamengo disputou, mas pelo lado da Raposa.

Se contarmos o retrospecto desse ano, no entanto, a vantagem é rubro-negra: foram três jogos disputados neste ano entre os clubes, com duas vitórias para o Flamengo pela Copa Libertadores, quando eliminou o Corinthians, e uma vitória para o alvinegro pelo Brasileirão.

Fonte: Extra
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários