Quais as semelhanças e as diferenças do Flamengo de Renato Gaúcho e de Jorge Jesus




Por Tática Didática: Renato Gaúcho tem um início de trabalho fantástico no Flamengo. São cinco jogos, cinco vitórias e quatro goleadas aplicadas: Defensa y Justicia, Bahia, São Paulo e ABC. Com o time voltando a encantar é natural que venha a comparação com o lendário Flamengo de 2019.


Mas, como diz o meme, “torcedores, calma”. Ainda é muito cedo para uma comparação embasada. E, claro, Renato não tem nenhum motivo pra copiar ponto a ponto de Jorge Jesus. Entretanto, algumas características do treinador português já são vistas.

Primeiro é a mobilidade. Num estilo de ataque mais funcional, como gosta de teorizar a torcida, os jogadores de frente se movimentam. É o famoso bordão “toca e não está mais comigo”. Essa movimentação gera espaços. E nestes espaços os jogadores projetam e penetram para criar jogadas ofensivas.



Mas há algumas diferenças. A marcação não é a mesma. O “perde/pressiona” ao perder a posse de bola não é próximo à época de Jorge Jesus. Até porque o lado físico dos atletas hoje é diferente de dois anos atrás.

No vídeo abaixo, explicamos mais detalhadamente estes pontos e citamos outras características parecidas entre os dois treinadores. Assista e responda: Trabalho de Renato será tão bom quanto o de JJ?





- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imagem: Internet

Postar um comentário

0 Comentários