Matemático faz alerta ao Flamengo no Brasileirão




Por Bruno Marinh | Extra: Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), resume as probabilidades que calcula como sendo a sua maneira, como matemático, de expressar sua opinião a respeito do futebol. A mais recente dá um alerta claro para o Flamengo: já está na hora de o time arrancar se sonha em ser campeão brasileiro. Neste sábado, contra o Santos, às 19h, na Vila Belmiro, só a vitória interessa para os cariocas.



Antes da 18ª rodada, o rubro-negro entra em campo com 10,5% de chances de ser campeão. É pouco, mas o que preocupa mais é a vantagem do Atlético-MG. De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, a atual probabilidade do Galo ser campeão é de 58,6%. Nunca na história dos pontos corridos com 20 clubes um time chegou a essa altura da competição com tantas chances e viu o título escapar no fim.

A partir de segunda-feira, os dados atualizados farão parte da nova plataforma de estatísticas do GLOBO, que terá, além das probabilidades, o histórico das últimas campanhas das equipes, além de outras informações, com menu de navegação para cada um dos 20 clubes da Série A do Brasileiro.



O cálculo que ressalta o favoritismo do Atlético-MG e reforça a urgência de uma campanha arrebatadora por parte do Flamengo parte da premissa básica de qualquer operação de probabilidade: para saber se um time será campeão, irá para a Libertadores ou será rebaixado, basta pegar a quantidade de diferentes combinações de resultados que levam até o evento específico e dividi-las pelo total de combinações possíveis.

Na prática, chegar a esse resultado seria absurdamente complexo e trabalhoso: ao fim do primeiro turno, por exemplo, restarão ainda 190 partidas a serem disputadas no Brasileiro e simular os três resultados possíveis de cada jogo (vitória, empate ou derrota) e cruzá-los levaria uma eternidade. O grupo da UFMG criou um software que faz esse trabalho.



O pulo do gato que apura a qualidade da probabilidade é a criação de uma espécie de perfil de cada time. Ele leva em consideração os resultados anteriores das equipes como mandantes e visitantes. Os perfis estão sempre em mutação: a cada rodada que passa, ele é atualizado e fica mais apurado em termos de tendência.

Gilcione explica que a construção desse perfil que norteia a projeção futura leva em consideração diferentes pesos dos resultados passados:



— A gente avalia o perfil do adversário. Se você vence um adversário forte, isso conta mais do que você vencer um time mais fraco. Se você vence como visitante uma equipe que é forte como mandante, isso afeta mais o seu perfil como visitante do que você vencer um time com histórico ruim como mandante.

O matemático faz as contas do Campeonato Brasileiro deste ano vendo a frieza dos números aquecerem o coração atleticano. Aos 50 anos, nasceu em 1971, justamente quando o Galo conquistou seu único título da competição. A motivação para começar o trabalho foi muito menos prazerosa. A primeira vez que começou a calcular probabilidades na Série A foi em 2004, assustado com o risco do Atlético ser rebaixado. O time escapou da queda naquele ano, mas não no seguinte, quando o grupo do Departamento de Matemática da UFMG foi criado.



O grupo se transformou em projeto de extensão, site e hoje é uma das principais referências do país. Na reta final dos campeonatos, é fonte para torcedores, que estão quase tão preocupados em fazer contas e estudar a tabela quanto em assistir ao time jogar.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Marcelo Cortes

Postar um comentário

0 Comentários