Quem é o possível substituto de Abel no Fla? Saiba mais sobre o português Jorge Jesus



Jorge Jesus parece mesmo ser o nome que agrada os clubes do Rio. Depois de o Vasco demonstrar interesse em contratar o técnico antes de Vanderlei Luxemburgo, agora é a vez do Flamengo tentar trazer o comandante para assumir o cargo de Abel Braga. O atual treinador pediu demissão nesta quarta-feira, após se reunir com a diretoria do clube. A decisão do treinador foi noticiada pelo site "Globoesporte.com", e confirmada pelo EXTRA.



Mas quem é o treinador que despertou a atenção da diretoria rubro-negra?

Jesus é tido como "egocêntrico" na visão de especialistas portugueses, um rótulo que muitos dos que trabalharam com Jorge Jesus lhe deram. Rui Malheiro, que foi observados do Rio Ave e do Boavista, e Tiago Maia, observador no Sporting de 2005 a 2011, destacam-lhe o estilo de jogo "arrojado", com uma intensidade "difícil de igualar", que combina organização defensiva e "vertigem ofensiva". A análise deles foi dada ao portal português "Sapo.pt".

Para Tiago Maia, um dos aspectos que mais diferencia Jorge Jesus dos outros treinadores é "a capacidade de jogar com um quarteto defensivo frequentemente sobre a linha do meio-campo".



– Isso lhe dá uma vantagem numérica dentro da área, ao mesmo que ajuda a impedir que o adversário explore o terreno livre entre o goleiro e a defesa. Jorge Jesus faz claramente a diferença nos jogos mas sobretudo nos treinos – disse Maia.

Se Abel tem mais fama de conservador e retranqueiro, Jesus prefere deixar quatro ou cinco jogadores na grande área. Outra característica em destaque para Rui Malheiro é a "mudança de atitude" dos jogadores após a recuperação da bola, com a equipe conseguindo se mexer em bloco para chegar rapidamente na área. Ou seja, ele joga para frente.

– Se a jogada começa numa zona recuada do campo, o meia mais defensivo se aproxima dos centrais para permitir que os laterais se ‘soltem’ no ataque. Os atacantes aproveitam para explorar a zona central e dar apoio com troca de passes curtos no espaço entre os meias e os defensores rivais, com pelo menos um dos atacantes a complementar essa mobilidade coletiva – disse Rui Malheiro.



Clubes por onde passou

Prestes a completar 65 anos em julho, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus foi jogador de futebol, assim como Abel Braga, antes de ser técnico. O primeiro clube que treinou foi o Amora, quando foi campeão nacional da Terceira Divisão. Passou por clubes de menor expressão, até chegar ao Benfica em 2009, clube onde fez seu nome ganhar notoriedade na Europa.

Foi campeão português em três edições (2009–10, 2013–14, 2014-15), e permaneceu até 2015 no Benfica, quando aceitou a proposta do rival Sporting de Lisboa. A equipe terminou a liga com a maior pontuação da sua história e ganhou cinco clássicos, ganhando a Supertaça 2015 e a Taça da Liga Portuguesa de 2017–18.



Mesmo treinando os dois principais times de Lisboa, ele deixou saudades nem em um nem no outro. Além de ter criado o ódio no Benfica por trocado o time pelo rival, ele também é detestado no Sporting porque perdeu um Campeonato Português sozinho, há alguns anos, por covardia. O time, com vantagem na liderança, foi perdendo rodada a rodada e, no último jogo contra o Benfica, ficou entregue em campo, sem oferecer nenhum perigo ao rival.

Seu último clube foi o Al-Hilal, da Arábia Saudita, quando chegou em 2018. Foi campeão da Supertaça da Arábia, mas foi demitido no fim de janeiro de 2019, com apenas uma derrota em sua bagagem. Saiu porque a relação estava tensa com a diretoria.

Confira os últimos trabalhos do experiente treinador:

Al Hilal - 20 jogos / 15 vitórias / 4 empates / 1 derrota;

Sporting - 158 jogos / 101 vitórias / 24 empates / 33 derrotas;

Benfica - 321 jogos /227 vitória s/47 empates / 47 derrotas;

Braga - 47 jogos /23 vitórias / 13 empates / 11 derrotas;


Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/jorge-jesus-tecnico-pretendido-pelo-flamengo-joga-para-frente-mas-egocentrico-23702466.html

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários