CBF acata recomendação da PM e transfere Flamengo x Vasco para o Maracanã



A CBF bateu martelo. O clássico Flamengo x Vasco, com mando rubro-negro, será realizado no Maracanã, no dia 28 de outubro, às 19h. O comunicado foi divulgado no início desta tarde pela entidada máxima do futebol. De acordo com o texto divulgado pela CBF, a medida visa à "segurança de torcedores, jogadores, profissionais de imprensa e todos os envolvidos na organização" do jogo.

A diretoria do Flamengo queria a realização da partida para a Ilha do Urubu, no Luso-Brasileiro, estádio alugado junto à Portuguesa, na Ilha do Governador. No entanto, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) fez ressalvas sobre a possibilidade de novos episódios de violência. No primeiro turno, em São Januário, houve brigas dentro e fora do estádio, com dois baleados e um torcedor morto numa das ruas de acesso ao campo de jogo vascaíno.

O comando da Polícia Militar emitiu ofício nessa quarta-feira para a CBF, para a Ferj e para o Ministério Público expondo a preocupação com a realização da partida na Ilha, e sugerindo que o jogo fosse transferido para o Maracanã ou para o Nilton Santos (Engenhão).

Será mantida a divisão da torcida projetada para a Ilha. O Flamengo terá direito a 90% da carga de ingressos, e o Vasco a 10%.
Confira o comunicado da CBF divulgado no início desta tarde:

Por recomendação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), visando à segurança de torcedores, jogadores, profissionais de imprensa e todos os envolvidos na organização de uma partida de futebol, a Diretoria de Competições da CBF remarcou o jogo Flamengo x Vasco para o Maracanã.

O Clássico dos Milhões pela 31ª rodada (veja tabela) estava marcado para o Estádio Luso Brasileiro (Ilha do Urubu), mas acaba de ser transferido para o Estádio Jornalista Mário Filho. Data e horário estão mantidos: sábado, 28 de outubro, 19h.

A CBF determinou a mudança tendo como base um ofício enviado pelo coronel da PM Lúcio Flávio Barracho de Sousa, chefe do Estado Maior Geral. No documento, ele enumera os seguintes argumentos para recomendar a mudança do local do clássico:

1 - "Estádio (Ilha do Urubu) possui vias de acesso estreitas e com intenso fluxo de veículos, o que dificulta o deslocamento da torcida visitante e coloca em risco a integridade física da mesma, sendo necessária a utilização massiva de agentes de segurança."

2 - "Rivalidade entre as torcidas dos clubes nos clássdicos regionais, principalmente nos jogos de grande apelo, com presença elevada de público."
"Atual momento das equipes no campeonato, bem como episódios de violência ocorridos em São Januário no jogo de 7 de julho."

3 - "Mesmo o Flamengo possuindo todos os laudos necessários para a realização da partida, as autorizações para o evento não impedem a realização de análise de risco específico. No caso em questão, os fatores são extremamente desfavoráveis para a realização da partida no Estádio Ilha do Urubu."


O Globo





Curta nossa Página



Postar um comentário

0 Comentários