O Flamengo tomará medidas legais e acionará a Fifa para ser indenizado pela lesão sofrida por Pedro, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treino com a Seleção Brasileira. Segundo o GE, o clube se valerá do "The FIFA Club Protection Programme" (Programa de Proteção dos Clubes da Fifa), que prevê compensação financeira proporcional ao salário do atleta.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEspecialista em direito esportivo, o advogado Eduardo Carlezzo explicou que o Flamengo deve protocolar o pedido de indenização dentro de um prazo de 28 dias após a lesão. Segundo Carlezzo, o clube precisa comprovar que se trata de uma lesão de longo prazo para garantir a compensação.
A indenização oferecida pela Fifa é baseada no salário anual de Pedro, com um limite de pagamento de até 7,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 46,77 milhões) por jogador, ao longo de 365 dias. O valor máximo diário que pode ser coberto é de 20,5 mil euros (R$ 127,8 mil), e o pagamento da compensação começa a contar a partir do 29º dia após o acidente.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE"Essa cobertura encerra no momento em que o jogador volta a treinar. Esse é o gatilho que interrompe o pagamento", explicou Carlezzo. A exigência de um período de 28 dias é uma forma da Fifa garantir que o programa não seja ativado para lesões menos graves, com tempo de recuperação inferior a um mês.
A medida busca proteger o clube financeiramente, já que Pedro deverá ficar fora dos gramados por pelo menos seis meses, segundo as previsões médicas.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla