O Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Peñarol nesta quinta-feira (19), no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, no Maracanã. O gol que garantiu a vitória uruguaia foi marcado por Cabrera, em um contra-ataque aos 12 minutos do primeiro tempo. O resultado complica a vida do Rubro-Negro, que agora precisa vencer o jogo de volta em Montevidéu, na próxima quinta-feira (26), para seguir na competição.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEJogo de volta decisivo
Com o resultado, o Peñarol leva a vantagem do empate para o segundo confronto, que será realizado às 19h (horário de Brasília) no Estádio Centenário, em Montevidéu. O vencedor deste confronto enfrentará nas semifinais quem avançar no duelo entre Botafogo e São Paulo.
Protestos no Maracanã e críticas a Tite
Durante a partida, a torcida do Flamengo não escondeu sua insatisfação. O técnico Tite foi alvo de protestos tanto no intervalo quanto ao final do jogo. Os torcedores também vaiaram o volante Erick Pulgar, após o erro que resultou no gol adversário. A pressão sobre Tite aumenta, especialmente após a sequência de resultados ruins e a falta de um padrão consistente de jogo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEClima tenso entre torcedores
Fora de campo, o clima entre as torcidas foi tenso desde antes do jogo. Dois flamenguistas foram à concentração dos torcedores do Peñarol na praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio, gerando confusão. A polícia interveio, e um disparo foi feito para o alto, mas ninguém ficou ferido. Dentro do estádio, houve mais confrontos, que foram rapidamente contidos pela segurança.
Como foi o jogo
O Flamengo começou a partida com maior posse de bola, mas não conseguia ser efetivo no ataque. O Peñarol, por sua vez, soube aproveitar os erros rubro-negros e, em um contra-ataque, abriu o placar com Cabrera. O time da casa continuou a cometer falhas, e Pulgar, que errou no lance do gol, passou a ser vaiado pela torcida.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEO Flamengo teve suas chances, como uma cabeçada perigosa de Bruno Henrique, defendida pelo goleiro Aguerre, e uma finalização de Arrascaeta, também salva pelo arqueiro uruguaio. No entanto, o time de Tite não conseguiu furar a defesa do Peñarol, que adotou uma postura defensiva e explorou os contra-ataques.
Lances importantes
O gol que garantiu a vitória uruguaia saiu aos 12 minutos, após erro de Pulgar. Báez cruzou, Maxi Silveira ajeitou, e Cabrera completou, acertando a trave antes da bola entrar. O Flamengo respondeu logo depois, mas a cabeçada de Gonzalo Plata acertou a trave.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEApesar da pressão nos minutos finais, o Rubro-Negro não conseguiu empatar. Bruno Henrique e Arrascaeta tentaram, mas o goleiro Aguerre estava em uma noite inspirada e evitou o empate. Já nos acréscimos, Carlinhos teve uma chance de ouro após rebote, mas isolou a bola em uma tentativa de bicicleta.
Próximo compromisso
Agora, o Flamengo volta a campo no domingo, quando enfrenta o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre, às 18h30 (de Brasília). Tite terá a difícil missão de reorganizar a equipe, que precisará de uma vitória no jogo de volta contra o Peñarol para continuar sonhando com o título da Libertadores.
Imagem: Mauro Pimentel/AFP)
Clique aqui para ver mais notícias do Fla