Jornalista diz que o Flamengo estuda três modelos econômicos para viabilizar construção de estádio



O Flamengo está em movimento nos bastidores, planejando a construção de seu próprio estádio e explorando diferentes modelos econômicos para tornar esse projeto uma realidade. De acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do quadro "Finanças do Esporte", no De Primeira, o clube está considerando três possibilidades para viabilizar a obra.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Uma das hipóteses em análise é a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Flamengo, onde uma parcela minoritária das ações seria vendida para financiar a construção do estádio. Mattos destaca que esta ideia enfrenta resistência interna no clube, mas é uma das opções cogitadas.

Outra alternativa em consideração é a criação de uma empresa específica para a construção do estádio, buscando parceiros comerciais para angariar recursos. Nesse modelo, o Flamengo manteria o controle da operação, afastando a possibilidade de um parceiro único para construir e gerir todo o estádio, como ocorre com o Palmeiras.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Uma terceira possibilidade seria utilizar os recursos gerados pelo próprio clube para investir na construção do estádio, recorrendo a empréstimos para financiar parte do projeto. Contudo, essa abordagem não é vista com bons olhos pela atual diretoria, que teme deixar uma dívida de longo prazo para o clube.

Entre as três opções, Mattos sugere que a criação de uma empresa com fins específicos para gerir o negócio do estádio é a que possui maior probabilidade de ser concretizada. Esse modelo permitiria parcerias pontuais para levantar recursos, mantendo o controle do Flamengo sobre o empreendimento.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O jornalista também destaca a questão do terreno, mencionando o local no centro do Rio de Janeiro, sob gestão da Caixa, que custaria entre R$ 200 milhões e R$ 500 milhões. O preço está em negociação entre as partes, mas a ideia é que o estádio tenha capacidade para 75 mil pessoas, alinhando-se à estratégia e ao tamanho do terreno disponível.

Em suma, o Flamengo está em busca de soluções econômicas viáveis para a construção de seu estádio próprio. Com diversas possibilidades em análise, o clube procura encontrar o melhor caminho para realizar esse importante projeto, que pode marcar uma nova era para sua história.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários