Com histórico de arrancadas e esperança renovada, Flamengo não joga a toalha no Brasileirão


O Flamengo está com os olhos fixos na final da Copa do Brasil, mas não está disposto a abandonar suas aspirações no Campeonato Brasileiro. Recentemente, o Rubro-Negro carioca surpreendeu a todos ao derrotar o líder Botafogo dentro do estádio Nilton Santos, reacendendo sua esperança de conquistar o título brasileiro.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


A distância entre o Flamengo e o topo da tabela ainda é considerável, com uma diferença de 12 pontos, mas a chama da esperança segue acesa no coração dos torcedores e jogadores. Bruno Henrique, em entrevista à "FlaTV" após o clássico, afirmou: "Enfrentamos uma grande equipe, o líder do campeonato. Todos falavam que o Botafogo era o favorito, e a gente sabe que o campeonato ainda não acabou. Mostramos dentro de campo a nossa força."

Mas será que é possível? Para inspiração, o Flamengo já conseguiu reverter desvantagens semelhantes em duas ocasiões na era dos pontos corridos. Em 2009, a situação era ainda pior. Na 23ª rodada, o líder Palmeiras estava 13 pontos à frente do Flamengo, que ocupava a 11ª posição na tabela.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


No entanto, o time comandado pelo técnico Andrade iniciou uma incrível recuperação em setembro, culminando na primeira derrota do líder Palmeiras dentro do Palestra Itália em outubro, da mesma forma que fez contra o Botafogo este ano. Naquela ocasião, a diferença diminuiu para apenas seis pontos na 30ª rodada, com o Flamengo somando 54 pontos, enquanto o Palmeiras tinha 48.

O Flamengo conquistou a liderança na 34ª rodada, superando o São Paulo com 59 pontos, dois a mais que o Rubro-Negro, que estava com 57. O Flamengo manteve o ritmo, venceu o Corinthians fora de casa por 2 a 0 na penúltima rodada e garantiu o título ao vencer o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, dependendo apenas de si mesmo.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


A história de arrancada também se repetiu em 2020, quando o Flamengo conquistou o título brasileiro. Na 21ª rodada, o líder São Paulo estava sete pontos à frente do Rubro-Negro, que ocupava a quarta posição com 36 pontos. No entanto, a equipe de Rogério Ceni encurtou a distância para o líder para apenas dois pontos na 25ª rodada e finalmente ultrapassou o São Paulo na 31ª rodada, após vencer o Palmeiras por 2 a 0 no Mané Garrincha.

O Flamengo assumiu a liderança na penúltima rodada ao vencer o Internacional por 2 a 1 no Maracanã e, mais uma vez, dependeu apenas de suas próprias forças na rodada final, mas perdeu para o São Paulo no Morumbi e foi campeão graças ao tropeço do Internacional, que empatou com o Corinthians no Beira-Rio.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Além desses exemplos nas edições dos pontos corridos, o Flamengo também tem um histórico de reviravoltas em edições anteriores do Brasileirão, com títulos conquistados em mata-mata após fases de classificação complicadas, como em 1987 e 1992.

A famosa frase "deixou chegar" está enraizada na história do Flamengo, e em 2023, o time de Jorge Sampaoli tentará provar mais uma vez que é capaz de superar desvantagens. Para manter a reação que começou com a vitória sobre o líder Botafogo, o Flamengo terá que vencer o Athletico-PR na próxima quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). A esperança da torcida permanece viva, e o Flamengo não está pronto para jogar a toalha no Brasileirão.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários