Sampaoli é alvo de xingamentos da torcida do Racing e ironia de jornalistas argentinos


GE: Com seus grandes momentos vividos no Chile, seja na La U ou com a seleção, Jorge Sampaoli viveu dia de persona non grata no país onde nasceu durante o empate por 1 a 1 entre Flamengo e Racing, em Avellaneda. Antes de a bola rolar, foi xingado unissonamente pelo estádio: "Sampaoli botón, sos un hijo de p... La p... madre que te parió" (Sampaoli traidor, és um filho da p... A p... mãe que te pariu).


Em dia de xingamentos, Sampaoli corre à linha, pede vermelho e lamenta expulsão de Wesley

"Botón", que na tradução literal é "botão", é um xingamento muito abrangente na cultura argentina. Mas, dentro de um estádio que pulsa o futebol e onde a torcida local o odeia por não ter convocado Lautaro Martínez e Centurión, ambos ex-Racing, para a Copa da Rússia, a conotação da ofensa era de traidor.


Elétrico durante o jogo e amarelado no fim
Como sempre, Sampaoli abusou das caminhadas frenéticas e, quando reclamava de forma mais contundente, logo era rebatido com vaias e xingamentos da arquibancada do Estádio El Cilindro.

Aos 11 minutos, levou o primeiro puxão de orelha do árbitro Jesús Valenzuela. Apesar disso, não se furtou de protestar quando achava necessário. Assim o fez quando Hauche acertou o rosto de Ayrton Lucas segundos após levar o primeiro amarelo. Sampaoli disparou em direção ao campo, pisou na linha lateral, mas recuou ao se certificar de que o adversário seria expulso.


No segundo tempo, pedia a tempo todo para o time avançar, mas a tal profundidade pretendida não aparecia. O momento de maior abatimento veio na expulsão de Wesley, originada em um erro de domínio simples do jogador e uma falta desnecessária com cartão amarelo tomado no primeiro tempo em outro lance de imprudência.

Chamou Gabigol para passar orientação, mas logo voltou a andar de um lado para o outro de forma inconsolável, sem acreditar no que via. Para piorar, Oroz bateu no ângulo esquerdo de Santos e deixou tudo igual.


Apesar do momento cabisbaixo, Sampaoli retomou dar corridinhas, dando impressão por três vezes de que iria disputar bolas com adversários. Numa delas, chegou muito perto de Everton Ribeiro após um erro de passe. De tanto se mexer e reclamar, tomou cartão amarelo no fim do duelo.

Ironia em coletiva e provocação na zona mista
Para terminar o dia de estranho no ninho, o treinador conviveu com ironia durante a coletiva pós-jogo. Um integrante do site "Racing Maníacos", abriu a pergunta chamando-o de "senhor Sampaoli" e reviveu o tema "Lautaro e Centurión fora do Mundial da Rússia". A resposta veio em tom sereno, justificando opção por atletas mais experientes.


- São decisões de momento. Valorizo melhor do que quando estavam aqui para jogar contra nós, porque são muito bons jogadores que sentem pelo futebol o mesmo que eu sinto. Naquele momento precisava tomar uma decisão e, pela pouca distância que havia entre o Mundial e a equipe que precisava montar, decidi por outros jogadores que tinham mais experiência nesse tipo de eventos.

Um outro repórter gritou fora dos microfones: "Se arrependeu (de não ter levado a dupla ex-Racing)?. Sampaoli respondeu:

- Não, são decisões.

A última pergunta da coletiva foi a respeito dos xingamentos em sua primeira partida na Argentina após dirigir a seleção local sem sucesso, esta feita sem ironia e por um profissional não identificado com clubes. Mais uma vez tranquilo, disse entender a reação diante de um esporte onde a cobrança por resultados é imediata.


- Normal, esse é o mundo resultadista no qual vivemos. Argentina é campeã do mundo hoje, estou feliz por isso. Na minha vez, foi um processo traumático num momento traumático, mas passou o que passou. Depois é julgamento, sinceramente tentei fazer o melhor que pude, como sempre fiz.

A noite de Sampaoli se encerrou com um grito em tom de provocação de um dos jornalistas presentes à zona mista, que estava lotada não só de profissionais interessados em entrevistas, mas também em fotos e provocações. O rapaz disse: "Sampaoli, bem-vindo à Argentina, és campeão mundial!".

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários