Sampaoli chega fazendo mudanças e quer Flamengo ofensivo


Jorge Sampaoli, com sangue sul-americano pulsando em suas veias, já demonstrou intensidade durante os primeiros treinos com o time do Flamengo, antes mesmo de sua estreia na beira do campo, que ocorrerá hoje às 21h30 no Maracanã. 


O novo treinador assume o comando do time rubro-negro após uma derrota na estreia da Libertadores e enfrentará uma equipe desconhecida e modesta, o Ñublenses, que participa pela primeira vez do torneio e se encontra nas últimas posições do campeonato chileno.

Todos os olhos estarão voltados para as escolhas de Sampaoli e como o técnico argentino irá configurar o Flamengo. Seu estilo enérgico já agradou em seu primeiro contato, o que contrasta com o perfil mais tranquilo e discreto de Vítor Pereira, o ex-técnico português que comandou a equipe.


A intensidade notável nos treinos, juntamente com a disciplina em relação aos horários e a preferência por atividades mais longas, especialmente pela manhã, chamaram a atenção da equipe, e esta foi a primeira impressão de Sampaoli. Nesta terça-feira, véspera do jogo, todo o elenco participou de uma sessão de treinos.

Uma das escolhas mais esperadas de Sampaoli é a decisão sobre a utilização de jogadores experientes, como David Luiz, Éverton Ribeiro e a dupla de atacantes Pedro e Gabigol, que o técnico sugeriu que podem jogar juntos. O zagueiro, que foi afastado do último jogo devido a dores na coxa, retornou aos treinos.


O desempenho de Gerson sob o comando do técnico será observado com atenção. O volante foi o intermediário entre Sampaoli e o elenco do Flamengo, comunicando o estilo do novo treinador no vestiário após o acordo ter sido confirmado.

Apesar de sua energia em campo, Sampaoli consegue manter um ambiente descontraído, brincando com os jogadores antes e depois dos treinos e até participando de jogos de "futemesa" no Centro de Treinamento. Entretanto, ele não tolera jogadores que não cumprem as diretrizes estabelecidas, que apresentam mau comportamento ou que não trabalham pelo bem da equipe. Em tais casos, Sampaoli é conhecido por ter um perfil mais explosivo, e é capaz de repreender até mesmo os jogadores mais famosos e queridos da torcida.


Esquema ofensivo

Além da expectativa em relação às escolhas de jogadores, as decisões táticas de Sampaoli também são aguardadas com grande interesse. De acordo com fontes próximas ao técnico, ele prefere um esquema de saída de bola com três jogadores, e geralmente utiliza um lateral mais defensivo nessa linha. Uma das suas características é escolher um zagueiro canhoto para o lado esquerdo, o que favorece Léo Pereira na disputa nessa posição. No meio-campo, ele mencionou em coletiva de imprensa a possibilidade de jogar com apenas um volante na contenção.

Atualmente, essa posição é ocupada por Thiago Maia, mas Vidal voltou a treinar e pode ser testado como primeiro homem, dada a sua história com o técnico na seleção chilena. Pulgar, o outro chileno da posição, já está treinando no campo e levará alguns dias para se recuperar. Ele foi indicado por Sampaoli durante sua passagem pelo Sevilla.


Enquanto Arrascaeta se recupera de uma lesão grave na coxa, a expectativa é que Sampaoli mantenha a decisão do interino Mario Jorge e mantenha Matheus França como o meia ofensivo. Aproveitar jovens talentos é outra característica do treinador argentino, que costuma utilizar a equipe principal como "sparring" para os jogadores em desenvolvimento.

No esquema tático 3-2-5, o ataque teria França, Ribeiro, Cebolinha, Gabi e Pedro. Na prática, Sampaoli começa sua jornada sinalizando para o grupo de jogadores que as vagas estão em aberto e que aqueles que se destacarem terão sua oportunidade, independentemente do peso de seus nomes ou histórico no clube.


Resta saber se, apesar de sua energia e sua preferência por um estilo de jogo ofensivo, Sampaoli conseguirá superar as dificuldades que seus antecessores portugueses, Vítor Pereira e Paulo Sousa, não conseguiram e alcançar o sucesso que Jorge Jesus teve no Flamengo, jogando um futebol vistoso e potencializando o talento do elenco rubro-negro. Ou se a boa impressão inicial se dissipará com o tempo e resultará em falta de química entre o treinador e o time.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários