Gerson muda de função com Sampaoli


No domingo, o Flamengo sofreu uma derrota frustrante nos acréscimos para o Internacional em Porto Alegre, a frustação veio devido a boa partida realizada pela equipe, onde se destacou a boa atuação de Gerson. Os números do jogo e os mapas de ações em quatro partidas mostram claramente como o jogador foi reinventado por Jorge Sampaoli, seu treinador durante seu melhor momento no Olympique de Marselha, na Europa.


Com dois volantes à frente dos zagueiros, Gerson não teve as mesmas responsabilidades defensivas que tinha no tempo de Vítor Pereira e ganhou muita liberdade para criar jogadas. Atuando como meia pela esquerda, ele se tornou o jogador mais criativo do Flamengo.

Nos dois Fla-Flus anteriores, ainda com Vítor Pereira, Gerson realizou muitas ações defensivas, especialmente pelo lado esquerdo do campo.


Na estreia de Jorge Sampaoli, contra o Ñublense, com três zagueiros e os volantes Vidal e Thiago Maia, Gerson teve ainda mais liberdade para criar jogadas, com suas ações defensivas sendo menos frequentes. É importante lembrar que ele foi um dos jogadores mais ofensivos do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre os chilenos, avançando com frequência e arrastando defensores. No segundo tempo, ele conseguiu algumas boas penetrações, mas as tomadas de decisão de Everton Cebolinha impediram jogadas mais perigosas.

Na derrota para o Internacional, Gerson atuou como meia-atacante, aberto pela esquerda, onde realizou a maioria de suas ações no jogo. Com muita liberdade, ele entrou na área diversas vezes e apareceu bastante na linha de fundo.


Ele conseguiu driblar em direção à área e deu assistência para Gabigol, mas infelizmente estava impedido por centímetros ao fazer a investida ofensiva. Em outra jogada, deixou o círculo central, tirou dois defensores com cortes secos, tocou para Gabigol e avançou. O camisa 10 chutou mal, mas Gerson foi guerreiro para estourar a bola e depois mostrou muito talento ao dar um chapéu em Keiller, fazer embaixadinha e completar para a rede. Já no fim, encontrou Gabigol com um passe no meio da defesa que só um jogador com confiança daria, mas o atacante parecia impedido.

Alguns números ilustram bem o quanto Gerson foi agudo contra o Internacional. Ele ficou em posição de impedimento por duas vezes, algo que dificilmente acontecia quando atuava em outras funções. Ele errou mais passes do que o habitual (nove) por ter assumido papel de criação, e sua presença constante no último terço e a responsabilidade de servir aos atacantes forçou o passe em algumas oportunidades. As subidas constantes fizeram dele o jogador do Flamengo que mais sofreu faltas (três) e também o atleta mais faltoso (quatro). De 21 duelos pelo chão, venceu seis.


Com saúde para se deslocar de ponta a ponta, Gerson dá indícios de que nos próximos jogos apresentará cada vez mais sua versão ofensiva. Os gols voltaram a acontecer depois de 18 partidas, e os atacantes passaram a receber mais passes decisivos. Ídolo da torcida, Gerson parece pronto para reviver grandes momentos com um treinador que o fez voar no futebol francês.


Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários