Hoje no Flamengo, Dorival e Vidal se conheceram em intercâmbio do técnico com Guardiola

O que todo mundo sabe é que a relação entre Arturo Vidal e Dorival Júnior começou no Flamengo, mas poucos imaginam que este não foi o primeiro contato da dupla. Em 2015, o técnico fez um intercâmbio na Alemanha e o chileno estava no Bayern de Munique de Pep Guardiola.


Foram cerca de dez dias ao lado do técnico espanhol no Bayern. Dorival acompanhou os treinamentos e, além dos aspectos táticos e técnicos, se encantou com a entrega, disposição e intensidade dos atletas no clube alemão.


Júlio Sergio, Dorival Júnior, Guardiola e Vagner Mancini — Foto: Divulgação

Foram por esses motivos que Vidal chamou a atenção de Dorival na época e, curiosamente, sete anos depois, a dupla se reencontrou no Flamengo. O ‘inimaginável’ para o treinador se tornou realidade e já são dois meses comandando o volante.

- Na Alemanha, eles recebem muita gente. O lateral Rafinha nos apresentou. Nós conhecemos vários jogadores. Ficamos por lá acompanhando, conversamos com todo mundo. É interessante, eu nunca imaginei que pudesse treinar um jogador como ele (Vidal). Foi muito legal. Uma experiência interessante, muito bacana. Você não imagina -, disse Dorival Júnior ao ge.

Além de ter apresentado Vidal a Dorival, Rafinha um dos responsáveis, junto com Renato Augusto, pela antiga identificação do chileno com o Flamengo. O flerte virtual demorou a virar casamento e tem um capítulo curioso na Alemanha.

Em 2019, o vice-presidente de futebol Marcos Braz acertou a contratação de Rafinha em uma reunião na casa do lateral. Em comemoração, o jogador ligou por vídeo para Vidal e fez questão de apresentar o dirigente rubro-negro ao volante.

A contratação de Vidal aconteceu somente este ano. No Ninho, o primeiro treino com Dorival aconteceu no dia 15 de julho. Foram semanas de expectativa para a contratação do volante. Porém, dias antes ao anúncio, o treinador já comentava sobre a importância da chegada do jogador.


- Eu acho que temos que ter calma com isso. Primeiro, a vinda dele é um fato, mas a apresentação dele em definitivo ainda não aconteceu. Todos conhecem o Vidal, sabem das suas capacidades. É claro que temos que ter um tempo para a adaptação do atleta. É um tipo de jogador que, com certeza, terá uma adaptação rápida. Vindo a acontecer (a contratação), não tenho dúvidas de que será uma adição de grande valia à nossa equipe -, comentou o técnico após a vitória em cima do Tolima, no dia 06 de julho.

A adaptação rápida dita por Dorival de fato aconteceu, tendo o treinador como uma das principais razões. Foram conversas quase diárias para que a integração acontecesse da melhor forma junto ao elenco.

A ‘técnica diferenciada’ e a experiência de Vidal reforçam os pontos que chamam a atenção de Dorival desde quando acompanhou o Bayern. Os dez dias de contato na Alemanha viraram rotina no Ninho do Urubu, e a parceria já colhe frutos: classificados à final da Libertadores e disputam a semifinal da Copa do Brasil.


- É um excelente treinador. Ele se comunica muito bem contigo, te diz o que quer com clareza, e isso ajuda muito. Torna muito mais fácil entrar tão rápido em uma equipe forte como o Flamengo. Tive a oportunidade de conhecê-lo em um treinamento no Bayern. Tenho uma relação muito boa com ele e ele tem com toda a equipe da melhor maneira. Creio que estamos nos entendendo muito bem -, disse antes de continuar:

- É um treinador que estuda muito os rivais. Nos ajuda muito falando por onde temos que atacar, como se tem que jogar a partida, as indicações são perfeitas. Os conceitos e o relacionamento são muito bons, porque é difícil manejar um elenco que joga a cada três dias, mas ele faz isso muito bem, e a equipe também entende assim -, finalizou em entrevista recente à FlaTV+.

Dos 27 jogos de Dorival no Flamengo, Vidal participou de 15 - sendo seis como titular: 11 vitórias e quatro empates. A tendência é de que na próxima partida comece entre os reservas e seja acionado no segundo tempo contra o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil.

Fonte: Globoesporte.com
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários