Dorival atribui crescimento dos garotos à presença dos cascudos do Flamengo




GE: Dos cinco gols do Flamengo na goleada sobre o Athletico-PR, quatro foram marcados por jogadores formados fora do clube. As assistências também vieram de pés que não nasceram na Gávea e nem no Ninho, mas a base teve muita importância na vitória por 5 a 0.



Lázaro fez o dele, Victor Hugo manteve a rotina de boas atuações, e Matheuzinho, que começou a base no Londrina mas se profissionalizou como Garoto do Ninho, deu arrancada impressionante no gol de Ayrton Lucas.

A ascensão do trio e de outros pratas da casa tem a ver somente com o jargão "Craque o Flamengo faz em casa"? Dorival Júnior acredita que não. Embora se autointitule como o treinador brasileiro que mais gosta de trabalhar com a base, vê na liderança dos mais cascudos do grupo como uma segurança para os mais jovens performarem.



- Quero destacar outro ponto muito importante. A figura do Diego, do Filipe e do David Luiz... Everton (Ribeiro) e alguns jogadores mais que têm sido fundamentais com uma participação expressiva. Às vezes a torcida não vê, é natural, é mais restrito de vestiário. Mas são jogadores fundamentais para que tenhamos um trânsito entre atletas, comissão e diretoria. E isso fazendo com que se fortaleça ainda mais esse vínculo. E que cada um tenha responsabilidade por seu espaço e pelas necessidades que o grupo tenha. Então eu acho que essa distribuição e divisão importantes têm sido fundamentais na evolução de tudo isso.

- Sem essa aproximação e sustentação principalmente de vestiário, fica difícil para qualquer profissional. Esse trabalho de todos eles tem sido fundamental para a segurança da nossa equipe - emendou.



- Eu gosto de ter aproximação da base com o profissional. Pode ter treinador que goste de trabalhar com categoria de base igual a mim. Sinceramente não vejo nenhum que goste mais, porque sempre lancei muitos jogadores em todas as equipes nas quais trabalhei.

Victor Hugo, Lázaro e Matheuzinho formam o trio de Garotos do Ninho em alta com Dorival. E Matheus França, o meio-campista monitorado por Real Madrid e outros gigantes da Europa: por onde anda?



Depois da fratura na fíbula do tornozelo direito, sofrida na segunda rodada do primeiro turno, as oportunidades escassearam. Ostracismo? Não. Zelo.

- França é muito interessante, vai ter uma carreira brilhante. Temos um pouco de cuidado com ele. E, com o elenco que temos, com um número ótimo de grandes jogadores, às vezes acaba inibindo a possibilidade de um garoto. Colocar é fácil, o difícil é saber quem retirar.

- E com o França estamos tentando ter esse cuidado. O Lázaro aproveitou as chances, o Victor Hugo também, o Matheus (Matheuzinho) tem feito isso com frequência. Eu acho que essa disputa leal mostra que o ambiente se fortalece independente do nome que vai a campo.



E que a turma do sub-20 não pense que está fora do radar, pois Dorival garante:

- Cada um tem uma forma de trabalhar e temos que respeitar. Sempre gostei de integração e de conhecer o sub-20, o 17 e o 18. Daqui a pouco vai precisar recorrer a um garoto da base. Eventualmente estamos trazendo para conhecermos as características.

Com treinos que tentam aproximar as equipes A e B do Flamengo , Dorival tenta encurtar a distância entre os mais jovens e os experientes na base do diálogo. E a resposta tem sido positiva.



- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários