Dorival alcança Paulo Sousa em número de jogos no Brasileirão com 'boom' no aproveitamento; veja comparativo




O Globo: A 20ª rodada marcou o momento em que Dorival Júnior alcançou seu antecessor, Paulo Sousa, em número de jogos no comando do Flamengo nesta Série A. E, até aqui, o brasileiro tem conseguido resultados bem mais expressivos que o português: ele elevou o aproveitamento da equipe de módicos 40% para o patamar de 70%, considerando os recortes de 10 partidas de cada um no cargo.



O aproveitamento de Dorival, aliás, é idêntico ao acumulado pelo Palmeiras, que lidera o campeonato justamente com 70% dos pontos ganhos. Ou seja, um rendimento "padrão Dorival" desde o início teria bastado para que o rubro-negro estivesse hoje igualado ao rival no topo da tabela.

No recorte das últimas dez rodadas, em que o Flamengo venceu sete partidas e perdeu três, porém, o aproveitamento do alviverde ainda é superior: chega aos 76,6%, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Isso porque o time de Abel Ferreira também começou o campeonato em oscilação e somou 63,3% dos pontos nas primeiras dez rodadas, com cinco triunfos, quatro igualdades e um revés.



Esses números ajudam a dimensionar o prejuízo deixado pela gestão de Paulo Sousa. Quando foi demitido, o português amargava o pior aproveitamento de um treinador rubro-negro na Série A desde a rápida e catastrófica passagem de Ney Franco, em 2014, com 14,3% de rendimento. Por outro lado, no mesmo período, apenas um técnico superou os 70% que Dorival sustenta hoje, e não é difícil adivinhar quem: Jorge Jesus, que chegou a impressionantes 83,9% em 2019.

Os números também mostram que Dorival precisará escalar uma montanha caso queira erguer a taça ao fim das 38 rodadas. Se mantiver seus 70% de aproveitamento até o fim, o Palmeiras terminará esta edição com, arredondando, 80 pontos. Para atingir essa marca, o Flamengo terá que somar 87% dos pontos nas 18 partidas que restam. Ou seja, algo que nem Jesus conseguiu.



Considerada a solidez do trabalho de Abel, é imprudente apostar em uma derrocada do alviverde no segundo turno. Mas não custa o rubro-negro manter o secador ligado. E continuar fazendo o dever de casa, inclusive no dia 21, quando Palmeiras e Flamengo se enfrentarem no Allianz Parque pela 23ª rodada.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários