De forte bronca a posto de líder: David Luiz chacoalhou Flamengo para virar referência interna e externa por sonho do tri


Imagem: Divulgação



ESPN: David Luiz foi contratado para acabar com o problema que afetava o sistema defensivo do Flamengo em 2021. Desde então, foi titular absoluto, conseguiu boas atuações dentro das quatro linhas e se tornou uma referência no Ninho do Urubu. Mas nem sempre o caminho foi de flores.



Muito profissional, ele tem a seriedade de um atleta que passou boa parte da sua carreira em alto nível no futebol europeu. Para o zagueiro, trabalho é a palavra-chave na busca por sucesso esportivo. E foi na base da dura que o jogador conseguiu reverter um cenário que o irritava durante um momento delicado interno.

David sempre foi unanimidade no Flamengo, que encara o Vélez pela semifinal da Conmebol Libertadores, nesta quarta-feira (31), 21h30, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Contando o aspecto pessoal e profissional. Apesar de ter sempre uma relação saudável com todos, o ambiente mais frouxo na reta final da temporada passada era o calcanhar de Aquiles do defensor.


Realizando um sonho de jogar no Flamengo e no futebol brasileiro, ele não iria ficar calado vendo esse desejo naufragar.

O ápice do descontentamento aconteceu no fim da temporada passada, quando o jogador foi aos microfones e criticou duramente a postura rubro-negra, cobrando uma mudança radical para 2022.

"As vaias fazem parte de um grande clube que se acostumou a ganhar. Cabe a nós ter a humildade de reconhecer o que não fez de bom e melhorar. No futebol, você tem que ter brio, força de vontade e esse grupo precisa amadurecer e crescer. E são essas as lições para o ano que vem", disparou o zagueiro após um 2021 sem grandes títulos.


A pancada tinha apenas dois caminhos: David ganharia mais o grupo ou iniciava ali um processo de desgaste entre atletas. E o caminho trilhado até a semifinal da Conmebol Libertadores demonstra que foi necessário um jogador do Flamengo fazer uma autocrítica forte após dois anos enfileirando títulos de um grupo que não lidava bem com embates, algo que ocorrera com Domenec Torrent e Paulo Sousa.

A consciência de saber o que é defender o Flamengo

David Luiz assumiu rapidamente um papel de líder do grupo. Ao lado de pilares como Filipe Luis, Everton Ribeiro, Diego Alves e Diego Ribas, o zagueiro tem voz no elenco para orientar, cobrar e defender o plantel em momentos adversos, mesmo em pouco mais de um ano de casa.


Além disso, David Luiz é o elo entre os grupos de uma renovação natural que acontece no elenco. Costuma adotar os jovens do plantel, sempre com dicas, conselhos e passando tudo aquilo que aprendeu em alto nível. Lázaro, Matheus França e Victor Hugo são alguns dos 'filhos' do defensor.

David também sabe ser ídolo. Na chegada do Flamengo ao hotel em Buenos Aires, dezenas de torcedores esperavam pelo atletas na busca por fotos e autógrafos. E o astro ex-PSG, Chelsea e seleção brasileira deu atenção aos torcedores. Mesmo no frio e no forte vento, atendeu cada um. Distribuiu fotos e autógrafos. Como prêmio, foi reverenciado pelos rubro-negros no local mais do que qualquer um outro jogador.


Dúvida em campo, mas confirmado na batalha

Diagnosticado com uma hepatite leve, David Luiz não tem presença confirmada na partida diante do Vélez. Com o atleta em fase final de recuperação, o Flamengo faz mistério sobre a utilização do atleta no confronto.

Só que a vinda para Argentina é muito mais do que estar em campo. É apoiar o grupo que busca da terceira final de Libertadores em quatro anos. A batalha até Guayaquil começa nesta quarta, às 21h30, com transmissão exclusiva pela ESPN no Star+.


- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla



Postar um comentário

0 Comentários