Globo vê o Flamengo como 'puxador' de assinantes para o pay-per-view




Uol: O Flamengo ficou exclusivo no Premiere em 13 dos 19 jogos disputados no primeiro turno do Brasileirão deste ano, o que representou 68,4% das partidas do clube carioca no período. Levantamento feito pelo UOL Esporte (veja o ranking completo no fim da reportagem) indica que o Rubro-Negro foi o time entre os chamados "grandes" que mais acabou restrito ao pay-per-view na metade inicial da competição.



Apenas quatro times tiveram mais jogos exclusivos no PPV do que o Flamengo. Juventude e Cuiabá lideraram o ranking, com 15 exclusividades cada. Na sequência, apareceram América-MG e Atlético-GO , com 14 jogos. O Flamengo, com seus 13, divide a quinta colocação com Avaí e Fortaleza.

Nos casos de times com torcidas bem menores, isso é até normal, já que esses clubes não são frequentemente escolhidos para transmissões em TV aberta ou no SporTv, onde, aliás, o Flamengo só foi exibido uma vez em todo o primeiro turno, prática frequente nos últimos anos justamente para priorizar o time carioca como "puxador de assinaturas" do pay-per-view. Em 2021, o Rubro-Negro teve 9 jogos do primeiro turno exclusivos do Premiere, pouco menos da metade do total (47,4%). Em 2020, tinham sido 10 (52,6%).



O ranking leva em conta apenas jogos que ficaram totalmente exclusivos no Premiere, canal que pertence ao Grupo Globo, sem considerar as "exclusividades regionais", quando uma partida é transmitida pela TV Globo em determinados estados, mas só pode ser vista pelo PPV em outros. Para um torcedor do Flamengo que mora em São Paulo, por exemplo, onde apenas dois duelos do time rubro-negro foram exibidos em TV aberta, foi mais difícil ainda ver a equipe jogar.

Como o UOL Esporte já mostrou nesta semana, o Fluminense foi o "preferido" da Globo na TV aberta , sendo escolhido oito vezes pela emissora. O Flamengo teve apenas cinco jogos transmitidos em mídia gratuita no período. Além de ser um importante fator de conversão de assinantes para o Premiere, o Rubro-Negro também teve algumas partidas inviabilizadas aos domingos, dia tradicional de futebol na Globo, por causa das escolhas do SBT na Libertadores .



A emissora de Silvio Santos transmite futebol nas noites de terças-feiras, o que obriga os times envolvidos a atuarem no máximo até o sábado anterior. Um exemplo de duelo que normalmente seria escolhido pela Globo, como foi nos últimos anos, mas acabou ficando "impossível" para a emissora carioca no primeiro turno deste ano, foi Flamengo x Palmeiras.

O time alviverde jogava na terça-feira seguinte ao fim de semana original da partida contra o clube rubro-negro pelo Brasileirão. O duelo acabou antecipado para uma data de Copa do Brasil em abril e ficou exclusivo do Premiere.



Vale lembrar que o Flamengo é um dos poucos times que possuem contrato com valor mínimo garantido com a Globo pelos direitos de PPV , ao lado de Corinthians e Grêmio . Como informou a coluna de Rodrigo Mattos em 2020 , o clube carioca parte sempre de R$ 120 milhões anuais com o Brasileirão no Premiere, quantia que aumenta quando são batidas as metas de assinaturas.

Depois do Flamengo, o Palmeiras, líder da classificação do Brasileirão ao fim do primeiro turno, foi o grande que mais ficou exclusivo no Premiere, com 12 jogos. O São Paulo ficou 11 vezes restrito ao PPV, enquanto Corinthians e Santos ficaram em 10 ocasiões cada.



Botafogo (9 jogos), Atlético-MG e Internacional (8 jogos cada) e Fluminense (6 jogos) foram exemplos de componentes dos chamados grandes que acabaram servindo mais à TV Globo e ao SporTv, e seus torcedores não tiveram tanta "obrigação" de assinar o Premiere em 2022 até agora.

O time que menos ficou exclusivo no PPV da Globo foi o Athletico, que sequer tem contrato para essa mídia com a emissora carioca, mas por causa da Lei do Mandante ainda apareceu três vezes em jogos restritos ao Premiere. Importante lembrar que o time paranaense teve ainda sete duelos exclusivos em iniciativas próprias de pay-per-view, como o Furacão Live e a Twitch do streamer Casimiro.

Confira o ranking dos times mais exclusivos no Premiere no 1º turno do Brasileirão 2022:

1º - Juventude e Cuiabá: 15 jogos

3º - América-MG e Atlético-GO: 14 jogos

5º - Flamengo, Avaí e Fortaleza: 13 jogos

8º - Palmeiras, Red Bull Bragantino , Goiás e Coritiba : 12 jogos

12º - São Paulo: 11 jogos

13º - Corinthians, Santos e Ceará: 10 jogos

16º - Botafogo: 9 jogos

17º - Atlético-MG e Internacional: 8 jogos

19º - Fluminense: 6 jogos

20º - Athletico Paranaense : 3 jogos*

* O Athletico não tem contrato de pay-per-view com a Globo e apareceu apenas como visitante. O clube teve outros 7 jogos exclusivos em plataformas pagas, como o PPV próprio Furacão Live e a Twitch do streamer Casimiro. Os adversários que enfrentaram o time paranaense nesses jogos e ficaram exclusivos nessas ocasiões foram Atlético-MG, Ceará, Avaí, Santos, Red Bull Bragantino, Internacional e Atlético-GO.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários