Multa alta e dia a dia no Flamengo deixam Paulo Sousa tranquilo, mas cobranças ainda incomodam




O Globo: A melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, igualando aos anos de 2007 e 1984, não é o único motivo que deixa o técnico Paulo Sousa ainda confortável no comando do Flamengo. Embora haja críticas ao desempenho da equipe, o aproveitamento de 70% na temporada é acompanhado de outros dois fatores importantes: o respaldo da diretoria, através do presidente Rodolfo Landim e do vice de futebol Marcos Braz, e a multa rescisória que o clube teria que pagar em caso de demissão.



Com vínculo até o fim de 2023, Paulo Sousa e sua comissão técnica tem situações contratuais distintas, mas caso o Flamengo queira abreviar o trabalho hoje, o custo se aproximaria dos R$ 20 milhões. A multa do treinador é a maior, disparado, dentro do bolo. Mas seus auxiliares, todos em contrato trabalhista com prazo determinado, também teriam direito a um alto valor em rescisão. Todo o acordo foi fechado de forma conjunta, claro.

Até agora, entre quem decide sobre o futebol, não houve qualquer conversa neste sentido com Paulo Sousa. Após superar o início da sequência de cinco jogos no Maracanã com três vitórias, o português terá pela frente desafios mais duros, contra Fluminense e Fortaleza. A campanha na fase de grupos superou até os seis primeiros jogos de Jorge Jesus em Libertadores: foram cinco vitórias e um empate com Paulo Sousa, um total de 15 gols marcados e 6 sofridos, e aproveitamento de 88,8%. Jesus obteve 61,1%, com três vitórias, dois empates e uma derrota, um total de 11 gols marcados e 4 sofridos.



Na realidade, o clima de cobrança, no estádio e nas redes sociais, incomoda mais ao técnico e seus pares do que qualquer pressão interna. A pressão externa em cima da diretoria para uma troca no meio do trabalho é um fator que desgasta o comandante, ainda mais com os pedidos por Jorge Jesus. Mas o discurso do lado de Sousa é de que seguirá no comando até quando tiver que ser, e se tiver que sair, vai sair como outros tantos técnicos que o Flamengo demitiu.

No dia a dia, Paulo Sousa tem tentado ser sempre sincero e didático com jogadores, dirigentes e funcionários, o que deixa a resistência da porta para fora. Com os atletas, há poucos focos de insatisfação. O ambiente no vestiário é bom, apesar de algumas decisões mais firmes por parte do treinador em questões táticas, escolhas de peças e substituições. No entendimento de Paulo Sousa, jogará sempre quem estiver em melhores condições de desempenhar o que ele deseja. E, nunca, como já repetiu, um jogador poderá se colocar acima do clube. O discurso é bem visto pela diretoria.

O último treinador que custou alto para ser demitido foi o catalão Doménec Torrent, que saiu em 2020, mas recebeu os R$ 11 milhões de multa apenas em 2021. Desde então, os brasileiros Rogério Ceni e Renato Gaúcho foram desligados com valores mais comedidos.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários