David Luiz se impõe como nova liderança e vira peça-chave no Flamengo para reformulação implementada por Paulo Sousa




Extra: A necessidade de o Flamengo renovar as lideranças para se reconstruir sob as ideias de um novo treinador precisava de um pilar dentro e fora de campo. E David Luiz tem se tornado, desde o fim da temporada passada, figura-chave para a implementação de novos conceitos e a renovação de um elenco que procura novas ambições desde que conquistou tudo em 2019.



Com a chegada do técnico Paulo Sousa, o zagueiro se impôs como o jogador com a responsabilidade de fazer valer a nova filosofia. Seja no vestiário ou na disciplina exigida no dia a dia, seja na obediência a um novo padrão tático, o defensor de 34 anos conduz esse processo em sintonia com o técnico português, mesmo que isso implique em submeter sua autoridade positiva sobre outros medalhões.

Tal cenário requereu uma maior participação de David Luiz nos jogos, orientando, e por consequência também um melhor rendimento físico, atingido junto aos profissionais do clube. Em 2021, o jogador estreou em 22 de setembro. Dois meses e meio depois, atuou em 10 partidas como titular, e teve um total de 704 minutos. Agora, em três meses, tem 14 jogos, 11 como titular, e 1039 minutos jogados.



O zagueiro passou o Campeonato Carioca como símbolo de um Flamengo que não se encontrava. Por isso, assumiu as rédeas como nova liderança que se estabeleceu. Nos jogos, passou a conduzir mais o time ao ataque, de forma direta e indireta. Primeiro, chamou atenção a quantidade de lançamentos, muitos errados. Foi o primeiro no elenco neste quesito na competição. Ele também liderou em rebatidas enquanto a zaga se mostrava fragilizada mesmo contra adversários moderados.

Em um jogo de construção, David é um dos que mais participa também das trocas de passe desde a defesa. E ao romper linhas, aparece como opção mais adiantado para tabelas e até finalizações. Nas últimas semanas, a crise em decorrência da perda do Estadual para o Fluminense obrigou o jogador a reagir a situações difíceis inusitadas. Inicialmente, foi o personagem que acalmou possíveis revoltas internas do elenco em relação ao trabalho de Paulo Sousa. Em seguida, mesmo com histórico europeu, David Luiz topou encontro com torcidas organizadas, que estava previsto para a última semana, após a estreia na Libertadores, mas acabou cancelado.



"Tudo e todas as pessoas que amam o Flamengo têm que estar no mesmo intuito, no mesmo entrosamento e são sempre bem-vindas todas as conversas em prol do Flamengo. O Flamengo é maior do que todo mundo, nós estamos dispostos a ter as conversas, encontros, porque quem é maior que todos é o Flamengo", disse.

A postura conciliadora vem desde 2021. Depois de derrota para o Santos, no Brasileiro, David externou insatisfação com a postura do elenco. A principal queixa era por se acomodar com as conquistas de anos anteriores. Sem vaidade, o zagueiro consegue cobrar sem gerar um enfrentamento direto, pois está sempre colocando o Flamengo em primeiro lugar, e não o que ele pensa.

- No futebol tem que ter brio, força de vontade todos dias, trabalhar sempre no limite. Esse grupo precisa amadurecer - avisava David Luiz.



O tempo passou e o time se mostrou incapaz de assimiliar novas ideias com a velocidade esperada. Nem uma pré-temporada estendida ao longo do Estadual propiciou a evolução projetada por Paulo Sousa. E o técnico acabou tendo que se apegar a jogadores que entenderam os processos mais rapidamente. David Luiz foi o principal deles. O Mister gosta muito do jogador, e o atleta entende que o processo implementado tem boas ideias e precisa de confiança e entrega de todos.

"Tenho minhas convicções, metodologia e liderança. E leva-se tempo para alinhar todos no mesmo caminho. Mas estou fortemente convencido do que a qualidade do grupo vai fazer estarmos melhor nas próximas competições que temos”, afirmou o treinador após o Carioca.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que Deixd o Flamengo no topo novamente. E se torne o novo capitão do time em breve.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário