Dono de recordes de gols e vitórias, Flamengo bota fama de copeiro à prova por 8ª final de Copa do Brasil




Por Cahê Mota e Guilherme Marça | GE: O duelo com o Athletico-PR é um tira-teima do que aconteceu na Copa do Brasil nos últimos anos, mas o Flamengo tem a seu favor a tradição na competição para fazer valer o favoritismo e chegar à oitava final de sua história. Tricampeão, o clube carioca é quem mais venceu partidas e fez gols na disputa em mata-mata e carrega consigo a experiência de sua 14ª semifinal - disparado o mais rodado entre os quatro que seguem vivos.



O "Espião Estatístico" aponta que, em 25 participações, será a 14ª vezes que o Flamengo briga por uma vaga na decisão - até aqui, levou a melhor em sete. Apenas o Grêmio, com 15, supera o rubro-negro. Por sinal, este foi o duelo de semifinal da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, quando os gaúchos levaram a melhor e depois foram campeões.

Maiores semifinalistas da Copa do Brasil
Grêmio - 15 vezes
Flamengo - 14
Cruzeiro - 11
Palmeiras - 9
Vasco - 8



Entre os semifinalistas de 2021, a vantagem carioca é larga. O Atlético-MG disputa pela quinta vez, o Athletico-PR a terceira e o Fortaleza é o estreante.

O Flamengo é o clube com mais vitórias (112) e mais gols marcados (142) na história da Copa do Brasil



O Flamengo é ainda um dos clubes que mais vezes disputou a finalíssima, em sete ocasiões. Foi campeão em 1990, 2006 e 2013, quando superou o Athletico-PR, e terminou com o vice em 1997, 2003, 2004 e 2017. Caso supere o Furacão, igualará o Cruzeiro com oito decisões em mais um ranking liderado pelo Grêmio, com nove.

O retrospecto com tantas campanhas longevas rendeu ao Flamengo o posto de time com mais vitórias na história da competição: 112, seguido por Grêmio (109) e Vasco (98). O clube é ainda quem mais marcou gols: 342 em 191 partidas.



Nove desses gols foram marcados contra o Athletico-PR, que cruza o caminho do Flamengo pela quarta vez na história da Copa do Brasil. Em seis jogos, são três vitórias do cariocas e três empates.

Maiores finalistas da Copa do Brasil
Grêmio - 9 vezes
Cruzeiro - 8
Flamengo - 7
Corinthians - 6
Palmeiras - 5

Em 2013, o Flamengo comandado por Hernane Brocador e Elias foi campeão com um empate por 1 a 1 em Curitiba e vitória em casa por 2 a 0. Já em 2019, ano do título do Furacão, dois resultados de 1 a 1 levaram a decisão das quartas de final para os pênaltis, e o time de Tiago Nunes eliminou o do badalado Jorge Jesus.



Por fim, em 2020, Flamengo e Athletico mediram forças pelas oitavas de final e os cariocas se classificaram sem sustos: 1 a 0 na Arena da Baixada e 3 a 2 no Rio.

Para o confronto da vez, Renato Gaúcho pregou respeito ao adversário e se mostrou preocupado com o desgaste físico de sua equipe:

- Teremos pela frente um grande adversário, jogando em seus domínios e em grama sintética. E o time descansa também. Meu grupo está preparado, e é acostumado a esse tipo de jogo. Só espero que possamos descansar o máximo até quarta-feira.



"Ninguém quer saber de nenhum outro resultado. Aqui tem que ganhar e ganhar. Enquanto os adversários poupam jogadores, não temos esse direito"

Flamengo e Athletico-PR se enfrentam às 21h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela semifinal da Copa do Brasil. A vaga na final será decidida no Maracanã, dia 27.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Ivo Gonzalez / Agência O Globo

Postar um comentário

0 Comentários