Bap interfere no futebol, compra barulho de Abel e gera desconforto no Flamengo



Abel Braga segue no comando do time; e os bastidores do Flamengo seguem agitados. Para estancar focos da turbulência, entrou em ação a figura de Luiz Eduardo Baptista. Apesar de ser vice-presidente de relações externas, é internamente que Bap exerce sua influência.



Principal responsável pela contratação de Abel Braga - sempre foi a voz dissonante que impediu a unanimidade no nome de Renato Gaúcho -, foi ele o alicerce da manutenção do treinador em meio a questionamentos efusivos de seus pares de gestão após mais uma atuação ruim diante do Inter, na quarta-feira. Na noite de quinta, Bap conversou com Fábio Braga, filho e empresário de Abel, para dizer que seguia tudo como antes.

Ao longo dos quatro meses de gestão Landim, Bap ignorou repetidos questionamentos da reportagem. Na sexta-feira, apenas negou ter sido o idealizador da polêmica nota oficial, mas admitiu "não ter partido do futebol". A discrição para consumo externo, por sua vez, se contrapõe com a voz firme dos bastidores.

Após a exposição negativa no início da administração Bandeira de Mello, é consenso na gestão atual que tornar Bap um dos porta-vozes trará mais contras do que prós. Uma rara aparição à frente dos microfones ocorreu depois das eleições, em dezembro, quando representou o Flamengo em sorteio da Libertadores, na sede da Conmebol, no Paraguai.



- Temos tudo para chegar longe nesta Libertadores - disse na ocasião.

A profecia depende de ao menos um empate com o Peñarol na próxima quarta-feira, em Montevidéu. Além de comprar o barulho de Abel no momento de pressão e muitos questionamentos, Bap prometeu a pessoas próximas ficar mais perto e atuante no futebol.

O treinador teria se queixado de que não tem recebido respaldo do departamento de futebol, mas antes do treino de sexta-feira ele recebeu votos de confiança e uma ligação do vice-presidente Marcos Braz para passar tranquilidade.

A nota oficial fez parte deste cabo de guerra político e pegou de surpresa não só o futebol como também o departamento de comunicação.



Bap também faz parte do Conselho de Futebol, formado por conselheiros rubro-negros. São eles: Dekko Roisman, Fabio Palmer, Diogo Lemos e Marcos Braz. Além de conversas pelo WhatsApp, o grupo se reúne nas noites de segunda-feira sempre que as agendas permitem para debater pautas ligadas ao futebol.

- O conselho é a categoria de base dos dirigentes – ironizou um conselheiro influente no clube, apontando principalmente os nomes de Dekko, Fabio e Diogo.

Há quem diga que o "Conselhinho", como o grupo foi apelidado, foi criado como válvula de escape para dar garantias ao Bap de poder apitar no futebol.



As opiniões e ideias de Bap, por sua vez, extrapolam o grupo. Quem faz parte do dia a dia costuma dizer que, quando o assunto é futebol, às vezes a emoção fala mais alto que a razão, e o dirigente rompe os limites que seu cargo de origem pressupõe.

- Ele costuma atropelar - falam nos bastidores.

Bap opina, toma decisões e se reporta ao presidente Rodolfo Landim, além de se posicionar também na pasta de comunicação e marketing.

Tal comportamento já teve efeito explosivo há quatro anos, quando o dirigente entrou em rota de colisão com Eduardo Bandeira de Mello, que não aceitou sua interferência e intransigência em diversos temas.



Com Landim, no entanto, a percepção de quem convive no dia a dia indica que a relação é mais próxima e leal. Mas nos corredores da Gávea o comentário é que nem o presidente participou da polêmica nota oficial.

A atuação do vice-presidente de relações externas gera reações distintas no clube entre outros vices: alguns abaixam a cabeça, outro já demonstram certo incômodo. Há os que não se furtam de debater e rebater Bap em discussões acaloradas.

Comenta-se na Gávea que Bap e Braz, ambos de personalidade forte, poderiam estar em rota de colisão. Mas quem convive no dia a dia resume:

- Tem que agradecer ao Braz, um dos poucos que entende de futebol.

A menos de uma semana do jogo mais importante da temporada, o Flamengo se posiciona apontando para o lado de fora da Gávea o alvo por seus problemas. Internamente, porém, a discussão vai além de notas oficiais.


Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/bap-interfere-no-futebol-compra-barulho-de-abel-e-gera-desconforto-no-flamengo.ghtml

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários