Efeito Paquetá: perfeito taticamente, jovem dita o ritmo de um novo Flamengo



Um outro time. O Flamengo que venceu o Ceará por 3 a 0, no Castelão, em nada lembrou o time apático do empate com o Santa Fe, pela Libertadores. Mudança de postura, mas, principalmente, de peças. Curiosamente, quem fez a diferença foi quem já estava no time: Lucas Paquetá. Com a entrada de Everton Ribeiro no lugar de Willian Arão, o jovem mudou de função e foi determinante para levar o Rubro-Negro ao topo da tabela do Brasileirão.


Mais recuado e centralizado, o camisa 11 foi perfeito taticamente e não se privou de arriscar para dar uma outra cara ao time de Maurício Barbieri. Com velocidade de raciocínio, acelerou e deu qualidade à saída de bola, permitiu que Diego jogasse mais perto do gol adversário e, de quebra, surpreendeu ao cumprir suas funções defensivas.

Os 18,70 pontos que o colocaram como maior pontuador da partida no Cartola FC ajudam a explicar quão completo foi o meia diante do Vovô. Paquetá roubou impressionantes sete bolas, deu assistência, sofreu três faltas e ainda finalizou três vezes, cumprindo suas obrigações defensivas e ofensivas. Ele realizou também seis desarmes e foi quem mais teve a bola nos pés, acertando 45 dos 50 passes que tentou.

Maior pontuador do Cartola no jogo, Paquetá roubou sete bolas, deu assistência, sofreu três faltas e finalizou três vezes. Grande atuação no Castelão!

Com 53% de posse de bola, o Flamengo foi muito mais consistente no Ceará e pouco sofreu sustos, apesar da escalação mais ofensiva. Foram 17 finalizações contra oito dos donos da casa e seis chances claras de gol contra somente duas. A presença de Paquetá no início da construção das jogadas desafogou ainda Diego, que permaneceu mais perto da área.

Além do gol, o camisa 10 finalizou outras quatro vezes e ficou em impedimento duas vezes. Os números mostram uma maior liberdade para quem vinha chamando a atenção por recuar em excesso para pegar a bola ainda na intermediária defensiva.

Mapa de calor de Paquetá contra o Ceará: participação efetiva também na defesa (Foto: Reprodução Footstats)
Mapa de calor de Paquetá contra o Ceará: participação efetiva também na defesa (Foto: Reprodução Footstats)

Barbieri revelou que o posicionamento mais recuado de Paquetá foi uma orientação especialmente para o segundo tempo, para fechar os espaços utilizados pelo Ceará, permitindo assim que Diego ficasse mais solto. O treinador, por sua vez, manteve a serenidade ao ser questionado sobre o que mudou para a melhor atuação sob seu comando.

- Não sei. Talvez a avaliação de quem está do outro lado. Terminamos a rodada líder, faz sete anos que o Flamengo não é líder. É preciso tempo para os jogadores assimilarem, mas acredito e tenho a convicção que estamos no caminho certo.

Lucas Paquetá e Vinícius Junior fizeram a diferença contra o Ceará (Foto: Pedro Martins  )
Lucas Paquetá e Vinícius Junior fizeram a diferença contra o Ceará (Foto: Pedro Martins )

Com Barbieri, o Flamengo tem três empates e duas vitórias. A atuação diante do Ceará aponta caminhos, mas é preciso demonstrar consistência para dizer que o time está no rumo certo. O próximo desafio será quarta-feira, diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/efeito-paqueta-perfeito-taticamente-jovem-dita-o-ritmo-de-um-novo-flamengo.ghtml








Curta nossa Página


Postar um comentário

0 Comentários