A chance de, enfim, ser "o cara": Diego chega à 10ª final na carreira



Diego não vive o melhor momento na carreira nem seu ápice no Flamengo. Porém, é daqueles jogadores que "em uma bola podem decidir uma partida". Foi assim na semifinal da Copa do Brasil diante do Botafogo. Não teve boa atuação, mas marcou o gol da classificação.

De trajetória vitoriosa, foi campeão pelos seus clubes em sete das nove finais que disputou na carreira, mas ainda não teve o gostinho de ser "o cara" de uma decisão. Nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, contra o Cruzeiro tem sua 10ª oportunidade.

Se for decisivo e conquistar o 10º título nacional de relevância do Flamengo, Diego escreve seu nome na história como um dos grandes 10 do clube.
Afinal, o uso do 35 às costas foi uma cortesia com Ederson, que já era o dono do número, e uma homenagem aos filhos Davi e Matteo, que tinham 5 e 3 anos respectivamente na época de sua chegada à Gávea.

Confira abaixo o histórico de finais de Diego.

Santos

"Ah, minha coxa esquerda..."
Craque do Santos no Brasileiro de 2002 ao lado de Robinho, Diego, aos 17 anos, desequilibrou na primeira partida da decisão, contra o Corinthians. Além de belas finalizações, deu grande passe para Alberto abrir o placar na vitória por 2 a 0 - Renato completou.

No dia de tirar o Peixe de uma fila de 14 anos, o Morumbi aplaudiu as pedaladas de Robinho para cima de Rogério e a nova vitória (3 a 2), mas não pôde ver Diego brilhar. O Menino da Vila sentiu a coxa esquerda com dois minutos de jogo.

Baile do Boca em 2003
O Santos do ano seguinte, que chegou invicto à final da Libertadores, não foi páreo para o Boca Juniors do promissor Tévez e do goleador Delgado.
Nem Diego nem Robinho brilharam. Os gols do artilheiro da competição, Ricardo Oliveira, não apareceram, e o Boca venceu os dois duelos: 2 a 0, em Buenos Aires, e 3 a 1 no Morumbi.

Porto
Outra saída precoce
Em sua primeira decisão na Europa, Diego foi campeão pelo Porto com vitória por 1 a 0 sobre o arquirrival Benfica, mas o então garoto de 19 anos saiu com 21 minutos de jogo com dores na perna direita.

Mundial contra Henao
Algoz do Santos nas quartas de final da Libertadores de 2004, o Once Caldas do goleiro Henao reencontrou Diego no Mundial Interclubes. Agora de azul e branco, o meia do Porto foi ativo no tempo regulamentar, que acabou em 0 a 0.

Nos pênaltis, apesar da idade, foi escalado para a primeira cobrança. Converteu, provocou Henao e foi expulso. Quem se importa? Foi campeão e vingou-se da derrota que sofrera no primeiro semestre.

Werder Bremen

Assistência e título na despedida

Num duelo em que as principais chances do Werder Bremen saíram dos pés de Diego, coube ao flamenguista dar o último passe antes de o à época promissor Mesut Özil encontrar as redes e marcar o único gol da final da Copa da Alemanha de 2009, contra o Bayer Leverkusen.

Diego jogou muito na última partida pelo clube no qual se converteu ídolo, mas "o cara" inegavelmente foi Özil, na oportunidade a cinco meses de fazer 20 anos.

Depois do Bremen, o 35 do Fla passou por Juventus e Wolfsburg, onde não disputou finais.

Atlético de Madrid

Único gol em finais num show de Falcao

Diego só tem um gol em decisões. Saiu na final da Liga Europa de 2012. Um golaço, o terceiro da vitória do Atlético por 3 a 0 sobre o Athletic de Bilbao.

Ainda deu uma assistência para o dono da noite: Falcao Garcia. O colombiano fez gols em que mostrou poder de improviso e talento.

Seleção Brasileira
Não foi protagonista nas conquistas da Copa América de 2004 e 2007 nem se destacou na final da Copa Ouro de 2003, na qual o Brasil sub-23 caiu diante do Santos, mas participa de lance emblemático.

Na final de 2004, o Brasil perdia para a Argentina até os 47 minutos por 2 a 1. Tévez e companhia já faziam gracinha até que Diego levantou bola na área, Adriano ajeitou, girou e soltou a bomba. Nos pênaltis, a Seleção levou o caneco.

Flamengo

Fora da decisão do Carioca

No único título que soma pelo Flamengo, Diego, com lesão no joelho direito, não pôde jogar as finais contra o Fluminense, vencidas por 1 a 0 e 2 a 1 pelo Rubro-Negro.

Disputou uma decisão de turno, a da Taça Guanabara de 2017, perdida nos pênaltis para o mesmo Fluminense. Mas como a Taça GB não é considerada título, o mesmo critério foi utilizado com a final em questão.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/a-chance-de-enfim-ser-o-cara-diego-chega-a-10-final-na-carreira.ghtml





Curta nossa Página



Postar um comentário

0 Comentários