O Flamengo está em plena expansão de seu Centro de Treinamento, o Ninho do Urubu, localizado em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo matéria de Letícia Marques do GE, o clube tem ambições de transformar a área em uma verdadeira "Cidade do Flamengo", com uma estrutura ainda mais robusta e moderna.
Nos últimos anos, o Ninho do Urubu passou por um processo significativo de modernização e agora se prepara para uma nova fase de ampliação. Com a aquisição de dois novos terrenos, que serão integrados à estrutura já existente, o Flamengo planeja aumentar o número de campos de treinamento para 13, incluindo um miniestádio.
Expansão do Módulo Profissional e da Base
A mais recente aquisição do clube foi um terreno de 10 mil metros quadrados, localizado atrás do módulo profissional, pelo qual o Flamengo desembolsou R$ 4,5 milhões. Nesse espaço, será construído um novo campo destinado ao time profissional.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEAnteriormente, o clube já havia comprado um terreno de quase 20 mil metros quadrados para a construção de dois campos adicionais para a base, um com medidas oficiais e outro com medidas não oficiais. Parte das obras já foi iniciada, e dentro do Ninho do Urubu, essas novas instalações começam a ganhar forma.
Atualmente, o centro de treinamento conta com nove campos, divididos entre a equipe profissional e as categorias de base. Os campos 1, 2 e 3 são prioritariamente utilizados pelo time principal, enquanto os campos 4, 5 e 6 atendem à base. O campo 2, assim como o Maracanã, possui grama híbrida, enquanto os campos 7, 8 e 9, de tamanho reduzido, são cobertos por grama sintética.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEMiniestádio e Planos Fututos
Com as obras do miniestádio ainda no estágio inicial, o Flamengo intensificou a segurança no local para garantir o andamento dos trabalhos. Além disso, o clube está em negociação com a Prefeitura para ajustar a estrutura inicial do projeto, o que resultou em um pequeno atraso nas obras. No entanto, as atividades foram retomadas após a obtenção dos documentos necessários.
O processo de preparação do terreno, incluindo a canalização e o recolhimento de água, já está em andamento, e os trabalhos para a construção do gramado do novo campo, o Campo 10, também começaram. A expectativa é que esse campo esteja pronto pouco antes do fim do ano, com a inauguração da estrutura completa, incluindo o miniestádio, prevista para uma data posterior.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEO miniestádio terá dimensões oficiais, arquibancada com capacidade para menos de 2 mil pessoas, três vestiários e uma estrutura destinada à arbitragem. Embora a ideia inicial fosse utilizar grama sintética, o planejamento foi alterado, e o campo será de grama natural. A longo prazo, o Flamengo pretende usar esse espaço para jogos das categorias de base masculinas e do time profissional feminino.
O clube também estuda a aquisição de outros terrenos próximos ao Ninho do Urubu, incluindo uma área em frente à entrada principal do CT, o que reforça ainda mais o objetivo de criar uma "Cidade do Flamengo".
Imagem 01: GE / Imagem 02: Letícia Marques
Clique aqui para ver mais notícias do Fla