Proibido de treinar no CT e fora das finais do Carioca, pena real de Gabigol será de um ano


O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping realizado em abril de 2023. Segundo o GE, a pena, que começou a valer na data da coleta da amostra, o impede de treinar no CT do clube e de participar de jogos oficiais, incluindo as finais do Campeonato Carioca e a estreia do Flamengo na Libertadores.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


A suspensão foi aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) após julgamento que durou mais de 10 horas. Gabigol foi acusado de infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

A defesa do jogador argumentou que não houve fraude e que o resultado do exame não apresentou nenhuma substância proibida. No entanto, o TJD-AD considerou que as provas apresentadas pela Procuradoria do tribunal eram suficientes para condenar Gabigol.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Pena real de um ano

Apesar da suspensão de dois anos, a pena real de Gabigol será de praticamente de um ano, já que segundo o artigo 163 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), a punição começa na data da coleta da amostra ou na data da violação da regra antidopagem. Portanto como o fato ocorreu em abril de 2023, o jogador poderá a voltar aos campos em abril de 2025.

Impacto para o Flamengo

A suspensão de Gabigol é um grande golpe para o Flamengo. O atacante é um dos principais jogadores do time e sua ausência será sentida nas principais competições da temporada. O Flamengo ainda não definiu como irá repor a ausência de Gabigol, mas a diretoria já busca opções no mercado.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Entenda o caso

Gabigol foi suspenso após a realização de um exame antidoping surpresa no Ninho do Urubu em abril de 2023. O jogador foi acusado de tentar fraudar o exame ao apresentar uma urina adulterada. A defesa de Gabigol negou as acusações e alegou que o jogador não teve qualquer intenção de fraudar o exame.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários