Sampaoli dá indícios de como pretende montar o Flamengo


A Era Sampaoli teve início no Flamengo, com o técnico liderando o primeiro treino com a equipe principal no Ninho do Urubu, em uma sessão fechada ao público. Durante sua primeira entrevista no clube, o treinador argentino forneceu algumas indicações de como ele pretende montar sua equipe e aproveitar o elenco estrelado.


Uma das principais questões abordadas foi a possibilidade de escalar Pedro e Gabigol juntos. Sampaoli mencionou que a dupla teve um ótimo desempenho sob o comando de Dorival Júnior, mas não confirmou se eles sempre jogarão juntos.

- No caso de Pedro e Gabigol, jogaram muito bem juntos com Dorival. Então, é definir que cada jogo é diferente e que algumas vezes podem ser. Outras vezes, não. Isso também é importante. A simplicidade disso te define basicamente os jogadores - afirmou o treinador.


Outro ponto discutido foi a opção de jogar com três zagueiros, o que tem sido uma preocupação de alguns torcedores desde a passagem de Vítor Pereira. Sampaoli, que já utilizou essa formação em trabalhos anteriores, não descartou essa possibilidade, explicando que a escolha dependerá de cada partida.

- Jogar com diferentes características é uma... capacidade de passagem de tempo. O futebol tem, em normalidade, um esquema ofensivo, necessita também um certo grau de proteção. Então, as vezes é necessário que se joguem com três zagueiros em linha de quatro, três centrais em linha de três. Vai depender da partida. Normalmente o sistema mãe é 3-2-5 para atacar e vamos utilizar em muitas partidas. Às vezes, 3-1-6 no ataque - explicou o comandante, antes de seguir:


- A saída de bola será totalmente diferente, mas a estrutura que hoje uma das equipes mais importantes do mundo utilizam, que é o Manchester City, joga com quatro zagueiros na linha de quatro, mas ataca com seis. Então as características que os futebolistas podem jogar em determinado lugar não vai limitar a capacidade ofensiva da equipe.

Gerson, um jogador com quem Sampaoli já trabalhou, também foi mencionado durante a entrevista. O treinador acredita que a questão emocional pode estar afetando o desempenho do meio-campista, mas elogiou suas habilidades e disse que conta com ele para a temporada.


- Eu penso que cada jogador é um ser humano e Gerson custou a se adaptar quando chegou no Marselha. Terminou sendo fundamental naquele vice campeonato, fundamental. Jogando muito bem em qualquer posição. Depois chegou outro treinador no Marselha que não acreditava muito no Gerson. Sofreu muito nesta etapa. De volta ao Brasil, teve um monte de adaptações, mas quem vai discutir a capacidade de Gerson. Impossível, mas claro emocionalmente precisa voltar a sua melhor versão. Porque isso faz com que a parte técnica tenha chance de ganhar - finalizou o treinador.

Jorge Sampaoli continuará a liderar os treinos no Ninho do Urubu, com a estreia do técnico marcada para a partida contra o Ñublense, do Chile, pela segunda rodada do Grupo A da Copa Libertadores.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários