Jornalista destrincha estreia de Sampaoli no comando do Flamengo


O jornalista Rodrigo Mattos teceu sua opinião sobre a estreia do técnico Jorge Sampaoli no Flamengo, na vitória de 2 a 0 sobre o Ñublense pela Libertadores. De acordo com Mattos, Sampaoli é um treinador convicto, que não negocia e não contemporiza em suas ideias de jogo.


"Sampaoli não negocia, não contemporiza, não há conversa com um convicto. Primeiro jogo, decisivo da libertadores, botou suas ideias na mesa e o Flamengo que se adapte. O esquema era no quadro, números, parecido ao do Vitor Pereira, mas o comportamento é bem, bem diverso".

No primeiro jogo do Flamengo sob o comando de Sampaoli, o técnico deixou claro suas ideias de construção de jogo e de saída de bola desde a defesa, com uma linha de passe mais clara e uma marcação mais pressão pós bola. O jornalista destacou a atuação de Gerson, que teve mais liberdade e proteção dos volantes Thiago e Vidal.

"Muito mais ideia de construção de jogo e de saída lá de trás, linha de passe mais clara, Léo Pereira saindo muito, alas Marinho e Ayrton colados nas linhas, marcação que é mais pressão pós bola do que correr atrás de goleiro na saída. E Gerson, como diria Lulu Santos, livre, leve e solto, até porque protegido por Thiago e Vidal"

Sampaoli mostrou também que busca o melhor posicionamento para cada jogador dentro de sua ideia de jogo, como no caso de Marinho jogando na direita. No entanto, o Flamengo ainda apresentou momentos de desorganização típicos de início de trabalho com Sampaoli.

"Um coisa que se pode dizer é que de fato Sampaoli vai buscar o lugar que o jogador rende mais, adaptando na sua ideia. Marinho teve Boa atuação por isso, jogando na sua na direita. Mas até pela adaptação um Flamengo muito bagunçado em determinados momentos, bem típico dos inícios de Sampaoli. Ñublense é limitado e não aproveitou. Vai sofrer contra times fortes no começo, tomar gol bizarro, de saída de bola, de linha alta mal posicionada, tá no pacote".

Mattos destacou a quantidade de variações táticas apresentadas pelo time, algo já visto em outros times comandados pelo treinador, como o Santos. O jogo proposto por Sampaoli é dinâmico, com o time atacando em bloco, mas também se defendendo com até cinco jogadores na última linha.

Resta saber se a chegada de Sampaoli será divertida para os rivais ou para os rubro-negros, concluiu o jornalista. 

"Mas impressiona a quantidade de variação, já vista em times como Santos, no 1o jogo. Time ataca em bloco, mas pode se defender até com cinco na última linha. É um jogo dinâmico. Tudo indica que será divertido ver Sampaoli no Fla, resta saber se para rivais ou para rubro-negros".

A estreia do treinador argentino no Flamengo, apesar de algumas limitações, parece ter agradado e deixado boas expectativas para o futuro do time.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários