Brasileirão e Copa do Brasil terão novas recomendações sobre impedimentos, VAR e acréscimos


As competições organizadas pela CBF terão algumas novidades na arbitragem a partir desta temporada. A Comissão de Arbitragem da entidade implementou novas diretrizes para os árbitros de campo e do VAR. A informação é do site Gazeta Esportiva


O presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, e o vice, Emerson Carvalho, viajaram recentemente à Madri, na Espanha, para participar do curso Master Instrutores Fifa 2023, evento que reuniu 35 instrutores de todo o mundo. Agora, os mandatários buscam implementar os novos conceitos e regras no futebol brasileiro.

Linhas virtuais

Durante a análise de um possível impedimento, sempre que houver sobreposição das linhas de ataque (azul) e defesa (vermelho), a equipe que estiver no campo ofensivo será beneficiada.


“Acompanhando uma tendência do mundo e uma solicitação dos próprios clubes brasileiros, toda vez que as linhas se sobreporem, a linha ficará de cor azul, beneficiando o ataque. É o que o mundo tem praticado para aproximar de uma justiça esportiva maior”, explicou Seneme.

VAR no telão

Durante uma revisão no VAR, os lances serão disponibilizados nos telões dos estádios, desde que os locais disponham condições técnicas para realizar o procedimento.


“Todos os estádios que tiverem as condições técnicas de receber as revisões do VAR no telão, nós vamos liberar para os torcedores possam acompanhar presencialmente”, declarou o presidente.

Acréscimos

Assim como houve na Copa do Mundo do Catar, em 2022, os jogos terão mais acréscimos no Brasil em 2023. A ideia é compensar os minutos perdidos ao longo da partida.


Os árbitros irão realizar a contagem dos tempo em que a bola estiver parada, inclusive nas comemorações de gols dos jogadores e no tempo necessário para uma cobrança de pênalti.

Área de aquecimento

A partir de 2023, no máximo seis jogadores poderão aquecer na área determinada antes de entrarem em campo. Até o ano passado, todos os relacionados para o banco de reservas podiam realizar o aquecimento no local. A comissão técnica das equipes será responsável por organizar o rodízio.


Segundo a CBF, “a mudança visa reduzir a pressão exercida pelos atletas no árbitro da partida”.

Área Técnica / Reclamações

A nova recomendação da CBF é que o árbitro puna atletas ou integrantes da comissão técnica com cartão amarelo ou vermelho caso se ele sinta excessivamente pressionado durante a partida pelos profissionais localizados na área técnica e banco de reservas.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários