Gabigol é o atacante mais eficiente em finalizações cara a cara no Brasileirão




Globoesporte.com: O gol acontece muitas vezes quando o jogador está frente a frente com o goleiro adversário. A prova disso é que das 797 finalizações cara a cara no Campeonato Brasileiro de 2022, 215 terminaram com a redonda no fundo do barbante - 27%. Esse percentual cai para 6% quando analisamos as demais conclusões a gol.


O Espião Estatístico* analisou todas as finalizações cara a cara no Brasileirão e montou um ranking de quem tem o melhor desempenho neste tipo de jogada. Na conta, não contabilizamos os pênaltis por serem um tipo diferente de finalização cara a cara.

Na atual edição do Brasileiro, o jogador mais eficiente em finalizações cara a cara com o goleiro é Gabigol. Titular incontestável no Flamengo, o atacante marcou seis gols em 11 arremates dessa forma na competição, o que corresponde 54,55% de aproveitamento.


A segunda posição do ranking tem dois jogadores com o mesmo aproveitamento: Wellington Rato e Robson. Tanto o meia do Atlético-GO quanto o atacante do Fortaleza tiveram oito finalizações de frente para o goleiro e fizeram quatro gols (50%).

Por outro lado, Nacho Fernández e Róger Guedes decepcionam nas finalizações cara a cara com o goleiro. O meia do Galo desperdiçou todas as oito chances nesse contexto e, claro, tem a pior eficiência no Brasileirão. O atacante do Corinthians, por sua vez, marcou apenas um gol em 14 finalizações nas quais ficou frente a frente com os goleiros (7,14% de aproveitamento).


Vale ressaltar que o levantamento considera os jogadores com no mínimo 40% de quem mais concluiu a gol desta maneira no Campeonato Brasileiro: Marcos Leonardo, do Santos. O atacante do Peixe tem 21 arremates cara a cara, sem contar pênaltis, na competição. Portanto, apenas quem finalizou pelo menos oito vezes assim, entrou no ranking abaixo:

Ranking de eficiência em finalizações cara a cara no Brasileiro


Artilheiro do Santos no Brasileirão, Marcos Leonardo marcou seis dos seus 13 gols em finalizações cara a cara. Além de dois gols de pênalti, ele fez outros cinco em arremates que não foram de frente para o goleiro adversário. A joia santista, porém, teve aproveitamento de apenas 28,6% neste tipo de conclusão a gol.


Já o goleador máximo da edição atual tem um aproveitamento acima da média e tem o quinto melhor desempenho em arremates cara a cara no campeonato. Um a cada três gols de Cano no Brasileirão veio de finalizações cara a cara. São oito gols em 20 tentativas assim: 40% de aproveitamento. O vice-artilheiro Pedro Raul e o colombiano Mendoza tem o mesmo aproveitamento que Cano.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários