Irritado com o desempenho do Flamengo, Landim pede mapeamento para possíveis substitutos de Paulo Sousa




Por Rodrigo Mattos | Uol: A diretoria do Flamengo já faz levantamentos sobre possíveis alternativas para técnico enquanto mantém Paulo Sousa no cargo pelo menos esta semana. O presidente Rodolfo Landim ainda não está completamente convencido de fazer a troca. Mas está bastante irritado com o futebol do time desde a derrota para o Fortaleza e, por isso, busca soluções para se decidir pela substituição.



Em reunião do Conselho Diretor, Landim foi perguntado sobre seus pares sobre o futebol. Falou pouco sobre o assunto: disse que estava irritado com o resultado e esperava melhores resultados nos jogos da semana, Red Bull Bragantino e Inter. Não indicou nenhuma mudança imediata.

Não houve participação de Marcos Braz, vice de Futebol, na reunião. É comum que ele não vá aos encontros do Conselho Diretor e o futebol não estava na pauta específica da reunião.



O Flamengo só deve fazer uma troca se tiver já um candidato para o cargo e entender como insustentável a permanência de Sousa. A relação com o elenco - que pode ter se deteriorado após a entrevista de domingo falando em erros individuais - também é analisada pela diretoria.

Por isso, Ladim se prepara pedindo um levantamento de nomes de técnicos que possam interessar e que possa iniciar sondagem se necessário. Assim, estaria prevenido para resultados ruins nesta próxima semana. Sem o português, o Flamengo não teria nem um auxiliar-técnico para dirigir o time, o que seria um risco.



A convicção de Landim em relação a Paulo Sousa acabou no Maracanã. O dirigente, que ficou muito irritado com o resultado, chegou a ser hostilizado dentro do camarote do clube ao final do jogo contra o Fortaleza. Um torcedor em outro camarote o xingou, e o dirigente respondeu. Um segurança acalmou os ânimos retirando o presidente do local.

O episódio retrata o nervosismo do dirigente diante da pressão sofrida por ele com os recentes resultados decepcionantes do time. Da arquibancada, também vieram gritos de ofensas ao presidente rubro-negro, juntamente com protestos contra o treinador Paulo Sousa.



É nesse cenário de pressão e nervosismo que Landim decidirá o futuro do técnico português. Ainda não há nenhum indicativo de substituto já que o clube começou a levantar alternativas também por meio de scout. Isso mostra que a diretoria pode buscar nomes menos óbvios.

Entre os brasileiros, há dirigentes rubro-negros que veem Cuca, técnico de mais renome disponível, como instável. E ainda há o temor relacionado à condenação por estupro do técnico na Suíça, na década de 80, que pode trazer danos à imagem do clube. O treinador alega ser inocente e ter sido julgado à revelia.



A multa para rescisão de Paulo Sousa não é um empecilho para sua eventual saída. O valor é igual a todos os salários restantes de seu contrato até o final do ano: a soma dá em torno de 1 milhão de euros, entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões. Se for considerado que seu trabalho é inviável, o clube pagará o montante já que tem dinheiro em caixa.

A decisão sobre o técnico tem participação do departamento de futebol, mas está centrada em Landim. O dirigente tem consciência de que o desempenho do time é o maior calcanhar de Aquiles de sua gestão e, por isso, resolveu atuar diretamente.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários