Com futuro em jogo no Benfica, Jorge Jesus tem recaída pelo Flamengo entre protestos na luz e carinho no Maracanã




Por Diogo Dantas | Extra: O futuro de Jorge Jesus e do Flamengo em 2022 começa a ser definido hoje, no jogo entre Benfica e Dinamo de Kiev pela Liga dos Campeões, às 17h de Brasília. No mesmo Estádio da Luz em que viu máscaras virarem lenços brancos para pedir sua saída, o técnico português viverá o ambiente de pressão dos torcedores que pode resultar em sua saída precoce, um ano e meio depois de voltar à Europa.



Segundo O GLOBO apurou, Jesus não cogitava voltar ao Brasil agora, mas o cenário mudou após os protestos em Portugal e os apelos no Maracanã. A cena dos torcedores do Flamengo em coro por seu retorno antes e depois da final da Libertadores tocaram o técnico.

“Mister gosta de sentir carinho”, disse uma pessoa próxima, ao reconhecer que Jesus ficou abalado após a derrota implacável para o rival Sporting nos últimos dias, quando teve sua demissão cobrada e foi vaiado.



“Estou focado. Focado no Benfica e naquilo que temos nos últimos 25 jogos”, declarou Jesus ontem, na coletiva que antecede o confronto.

No Benfica, o respaldo da diretoria com a troca do presidente Luís Felipe Vieira, preso, por Rui Costa, tornou-se frágil. Jesus assumiu o clube com carta branca em 2020, montou um time quase todo novo, e ainda oscila um ano e meio depois.



As críticas em Portugal passam por um estilo esgotado de um técnico vaidoso e que gere mal o elenco, com uso sempre das mesmas peças, até a exaustão. Para depois falar em mais reforços. Entre os jogadores, o ambiente ainda resiste, apesar de reações como a do brasileiro Gilberto, que não gostou de cobranças durante um jogo e esbravejou contra Jesus.

Em meio a este cenário, o resultado de hoje e os jogos contra o Porto ao fim de dezembro deixarão tudo mais claro sobre os próximos passos da carreira do treinador.



Proposta em seguida

No Flamengo, o foco é que a situação permita uma rescisão amigável de Jesus com o Benfica, sem o pagamento da multa rescisória antes de maio de 2022. A diretoria rubro-negra não formalizou proposta, só conversou com o Mister e seu advogado, Bruno Macedo.

Em caso de eliminação na Liga dos Campeões, que depende da vitória do Benfica e também do Barcelona sobre o Bayern de Munique, o Flamengo vai avançar e formalizar uma oferta. Ontem, o clube aprovou o orçamento de 2022 com projeção de arrecadar mais de R$ 1 bilhão em receitas. A prioridade é contratar um técnico europeu com um investimento maior do que o dos profissionais anteriores.



Certo mesmo é que Jorge Jesus não pedirá para sair. Por sua vez, o Flamengo descarta pagar a multa rescisória para tê-lo. Caso o Benfica avance ás oitavas da Liga dos Campeões e esfrie a crise sobre o técnico, o clube carioca pretende intensificar as conversas por um plano B.

E é outro português, Carlos Carvalhal, que aparece como a opção de consenso. Técnico do Braga, tem um custo menor que o de Jesus, ideias parecidas, e o contrato até maio poderia até ser rompido, com acordo em que o Flamengo arcasse com uma multa bem menor. Outra opção é pagar a rescisão de um provável substituto de Carvalhal, vindo de outra equipe portuguesa.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários