Da base ao profissional: preparador de goleiros e roupeiro celebram trajetória de títulos no Flamengo




Lance!: As categorias de base do Flamengo não formam apenas jogadores como Ramon, Hugo e Matheuzinho, mas também colaboradores que, hoje, fazem parte da comissão técnica do time principal. São os casos do preparador de goleiros Thiago Eller e o roupeiro Sidnei Bernardes, que passaram por todas categorias desde o Sub-13, até chegar aos profissionais nos últimos anos. Nas caminhadas, construíram uma amizade, acumularam títulos e aprendizados.



Além disso, as respectivas trajetórias dentro do clube deram a Thiago e Sidnei a dimensão da força do Flamengo Brasil adentro por conta das muitas viagens com as equipes. E, como as categorias inferiores costumam viajar com quantitativos menores, os profissionais acabam, inevitavelmente, colocando a mão na massa nos departamentos dos colegas para ajudar no processo.

- Por conta desse pequeno quantitativo de pessoas na base, a gente acabava exercendo outras funções, nos ajudando. Acabei, em muitas viagens, fazendo essa função (de roupeiro) também. Eu brincava com eles que eu era o roupeiro internacional. Mas na China, onde ficamos um tempo maior, a comissão técnica acabou trazendo o Sidnei, que é um cara que bate bem na bola para me ajudar nos treinos, dar uma dinâmica maior. Nessas viagens acabamos estreitando as relações, as amizades - relembrou Thiago Eller, que, desde 2020, auxilia Wagner Miranda na preparação dos goleiros do Flamengo na equipe profissional.



A parceria de Sidnei e Thiago Eller é coroada com inúmeros títulos. Na base, além dos regionais, participaram das conquistas do Mundial Sub-17 (em 2018, na China), do Mundial Sub-16 (em 2018, nos Emirados Árabes), da Copa do Brasil Sub-17, em 2018 e do Campeonato Brasileiro Sub-17, em 2019.

Na comissão técnica do time profissional desde o segundo semestre de 2019 e janeiro de 2020, respectivamente, o roupeiro e o preparadora de goleiros já venceram a Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e o Brasileirão.



- O mais legal é que eu acompanhei praticamente toda trajetória do Thiago no clube. Desde o Sub-13, passando pelo infantil e juvenil. Fomos campeões mundiais Sub-16 e Sub-17. Ganhamos o primeiro Brasileiro do Sub-17 e a Copa do Brasil também - relembrou o roupeiro Sidnei, antes de complementar:

- Acompanhei toda a trajetória dele até o profissional, assim como ele acompanhou a minha. Estamos juntos hoje. A gente até conversava, anos atrás, quando imaginaríamos estar no profissional. É uma coisa muito difícil, mas sempre fizemos por onde, com nosso trabalho e desempenho - finalizou.



Agora, na retaguarda de Renato Gaúcho, Gabigol & Cia, Thiago Eller e Sidnei Bernardes trabalham juntos por mais títulos pelo Flamengo. Neste domingo, o Rubro-Negro visita o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão. No horizonte está a decisão da Libertadores, contra o Palmeiras, no dia 27 de novembro. 

Das divisões de base ao time principal, Eller e Sidnei levam com eles a parceria de anos - que virou até dupla nas peladas, os aprendizados e o DNA do clube.



-  Sabemos muito bem o que é o Flamengo no Brasil. A sua força. O DNA rubro-negro está muito em nós. Passamos por muitos lugares, no interior, onde o Flamengo sempre foi muito forte. A paixão. Isso a gente leva com nós até hoje no profissional - afirmou Sidnei.

- Foi um baita aprendizado passar por todas as categorias do clube. Aprender o que é o Flamengo. Hoje, nos profissionais, é claro que as proporções são maiores, as cobranças são maiores, mas certeza que quem chega no clube e permanece entende a grandeza do clube. É sempre estar chegando nas competições e sendo campeão - complementou Eller.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Arquivo pessoal

Postar um comentário

0 Comentários