O Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 2, na última quarta-feira (12), mas o clássico ainda terminou, pelo menos fora de campo. Após a torcida do Tricolor provocar os flamenguista gritando na arquibancada “paguem as famílias” e “justiça“, os rubro-negros responderam de forma preconceituosa, chamando os rivais de homossexuais, em tom pejorativo. Por isso, o Fla foi denunciado pelo TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro).
A denúncia foi realizada nesta sexta-feira (14) pela Procuradoria do TJD/RJ, mas o artigo em que o Flamengo foi enquadrado ainda não foi externado. O tribunal emitiu uma nota comunicando o fato e informou também que nesta segunda (17) será divulgada a Comissão Disciplinar responsável por julgar o ocorrido.
Leia a nota na íntegra:
“O TJD-RJ, em razão da insegurança jurídica que porventura possa ser causada, vem a público esclarecer que foi protocolada no final da tarde desta sexta-feira (14) denúncia em face do Clube de Regatas do Flamengo pelos supostos gritos homofóbicos entoados por sua torcida no último Fla-Flu, válido pela semifinal da Taça Guanabara.
A Procuradoria de Justiça Desportiva é a signatária da peça acusatória, sendo ela absolutamente independente, na forma da lei, cabendo ao Procurador avaliar a conveniência da instauração do procedimento acusatório.
O TJD-RJ esclarece, por fim, que na próxima segunda-feira (17) será divulgada a Comissão Disciplinar sorteada para julgamento da denúncia, o que se pretende fazer com a eventual celeridade que pauta a Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.
Assessoria TJD-RJ”
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, do jornal O Dia, o Flamengo deve ser denunciado no artigo 243-G, que é contra “atos discriminatórios, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência“. A pena pode ser de multa, atuar com portões fechados – ou seja, sem torcida -, perda dos pontos ou até mesmo ser excluído da competição.
Fonte: https://colunadofla.com/2020/02/flamengo-e-denunciado-pelo-tjd-por-conta-de-gritos-homofobicos-no-flaxflu/
Curta nossa Página
