O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) aposta em "reviver" esquema de segurança da Copa do Mundo de 2014 para tentar evitar invasões no Maracanã. Com o trauma das cenas de violência da final da Copa Sul-Americana 2017 na memória, as autoridades apostam em barreiras físicas no entorno do estádio para bloquear ao menos parcialmente torcedores sem ingressos de se aproximarem dos portões do estádio.
"Esse é um entendimento de todos os órgãos que trabalham na área externa. O modelo com as barreiras de verificação é o mais eficaz. É por conta do comportamento do torcedor. Tivemos três jogos do Flamengo com mais de 50 mil pessoas e nenhum grande incidente, porque só foi para o jogo quem possuía ingresso", disse ao Esporte Interativo o tenente-coronel, que lembrou das cenas lamentáveis vistas antes, durante e depois de Flamengo x Independiente-ARG, na final da Copa Sul-Americana, no último dia 13 de dezembro.
"Quando você tem um grupo de 8 mil pessoas que não tem ingresso tentando entrar no estádio, a ação da polícia deixa de ser preventiva para ser repressiva. Não dá para fazer prevenção com 5 ou 8 mil pessoas tentando uma invasão. É uma situação que é ruim para todos", completou o comandante do Gepe.
Este cerceamento aos torcedores ainda não é definitivo. O jogo desta noite servirá de teste para o novo plano, que só será adotado em jogos comprovadamente de apelo fora do normal, como decisões ou finais de campeonato, por exemplo. Tanto que o Flamengo x Vasco da sexta rodada do Brasileirão, no próximo sábado (19) terá procedimento normal.
Tentando uma alternativa para os jogos de grande apelo, a PM terá um problema: a procura abaixo do esperado por ingressos. Somente 36 mil bilhetes de uma carga de 50.510 foram comprados. A expectativa das autoridades para a partida é de um público total de 50 mil. Para tentar garantir a segurança dos torcedores, o Flamengo trabalhará com 707 profissionais na segurança privada. O Gepe trabalhará com um efetivo de 405 policiais.
Fonte: https://www.esporteinterativo.com.br/posts/28798-gepe-aposta-em-barreiras-para-evitar-invasoes-flamengo-x-emelec-vira-teste
Curta nossa Página