De 2013 pra cá, o Flamengo tornou-se o mais rico, mas só o 7º em pontos no Brasileiro



Após perder o título da Copa do Brasil, o Flamengo tentará sacudir a poeira e dar a volta por cima já nesta segunda-feira. O time enfrentará a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no fechamento da 26ª rodada do Brasileiro. O foco é claro: somar o máximo de pontos que puder no Nacional.

O técnico Reinaldo Rueda admitiu que brigar pelo título é bem difícil porque o Corinthians lidera com 55, enquanto os flamenguistas têm 39 pontos, mas ele afirmou que quer apenas que sua equipe some o máximo de pontos que puder. E isso pode ser um problema para o Flamengo.

Na era Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo desde 2013, o time não tem feito campanhas tão primorosas no Brasileiro. Brigou pelo título apenas uma vez e foi no ano passado. Mas na reta final teve uma queda brusca e terminou em terceiro, com 71 pontos (nove a menos que o Palmeiras, campeão).

Nas outras vezes a briga foi mais embaixo na tabela.

Em 2013, o rebaixamento quase aconteceu. O Flamengo somou 49 pontos, mas foi punido com a perda de quatro por ter escalado o lateral André Santos de forma irregular na partida contra o Cruzeiro, na última rodada. Com 45, terminaria na 16ª posição, uma acima do rebaixado Fluminense.

Ocorre que a equipe tricolor e também a rubro-negra foram beneficiadas com a retirada de quatro pontos da Portuguesa pela escalação do meia Héverton na última rodada. O jogador estava suspenso. Assim, a Lusa despencou da 12ª para a 17ª colocação, sendo rebaixada.

Em 2014, houve uma ligeira melhora. Sem correr grandes sustos, mas também sem empolgar a torcida pela briga pela taça, terminou em décimo, com 52 pontos.

Em 2015, a equipe voltou a fazer uma campanha sofrível. Somou 15 vitórias e perdeu incríveis 19 vezes. A ameaça de rebaixamento novamente foi uma realidade, mas o time conseguiu se recuperar e terminou o Brasileiro na 12ª colocação, com 49 pontos.

Considerando somente os times que disputaram as edições do Brasileiro de 2013 até a temporada atual, o Flamengo é o sétimo que somou mais pontos. No total, foram 260 pontos de um total de 534 possíveis. Um aproveitamento de 48,7%.

A título de esclarecimento, a reportagem do ESPN.com.br considerou os quatro pontos retirados no STJD na edição de 2013.

Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Atlético-MG e São Paulo fizeram mais pontos do que o Flamengo. Atlético-PR ficou empatado com o clube carioca, enquanto Fluminense e Coritiba somaram menos. Apenas essas dez equipes estiveram em todas as edições do Nacional desde 2013 (veja tabela).

Se no "ranking de pontos" o Flamengo não faz nem sombra para os líderes, há um outro ranking em que o clube de Bandeira de Mello lidera com certa folga.

Considerando os mesmos times citados e o mesmo período, o Flamengo é o clube que mais faturou. Apresentando uma receita que cresceu admiravelmente nos últimos cinco anos e meio, o total arrecadado é R$ 1.485,6 bilhão.

Quem se aproxima mais da equipe da Gávea são Corinthians e São Paulo, respectivamente. Um pouco mais distante, mais ainda na casa do 'bilhão', está o Cruzeiro. Os demais citados ficam na casa do 'milhão' (veja a segunda tabela).

Nesta segunda-feira, diante da Ponte Preta, a torcida espera que o Flamengo melhore sua condição como pontuador para que sabe um dia liderar os dois rankings.



Fonte: Espn






Curta nossa Página


Postar um comentário

0 Comentários