Zico fala de Vinícius Jr. e condena mantra do Fla: ‘Cheirinho é o cacete’


Pense num homem bravo menos de 24 horas depois da eliminação do Flamengo da Libertadores. Era Arthur Antunes Coimbra, o Zico, no hall do hotel em que estava hospedado, em Brasília, nesta quinta-feira. Antes de seguir para o Centro de Convenções — onde ministrou a palestra “Uma noite nota 10”, a convite do médico Marcus Vinicius Montenegro, especialista em traumatologia esportiva —, o Galinho falou ao Correio das dores no jelho, dos remédios que toma para disputar peladas, da dificuldade para ficar sentado com a perna dobrada e a 90 graus, da necessidade de esticá-las… Mas a dor de ontem não era nas pernas. Atingiu a alma rubro-negra do maior ídolo da história do clube. Depois da noite maldormida e do almoço na capital federal, Zico foi duro ao desabafar obre mais um vexame do Flamengo. Disse que o time não é isso tudo; subiu o tom com o cheirinho, mantra da torcida; pediu aos jogadores respeito ao aerofla — multidão que carrega a delegação ao embarque antes de jogos importantes —; detonou o desperdício da geração campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011; e defendeu a permanência de Zé Ricardo. Não sem antes criticar o trabalho do técnico contra o San Lorenzo. Zico falou também da crise política no Brasil. Sem citar nomes, disse que se decepcionou com pessoas em quem confiou. Um deles, provavelmente, o senador Aécio Neves, de quem foi cabo eleitoral nas eleições de 2014. E só voltou a sorrir ao comentar sobre seu mais novo projeto: o Canal Zico 10, no YouTube.

Eliminação rubro-negra
Foi a única partida em que o Flamengo jogou um tempo inteiro mal. E não podia. Eu vi os seis jogos. Em três, eu estava ao Maracanã. O Flamengo desperdiçou a chance de ganhar pelo menos um ponto, principalmente com a Universidad Católica, que era a mais fraca do grupo. Um time que só tem a opção daquele centroavante (Santiago Silva). E o Flamengo levou dois gols dele, um dentro e um fora. Na Libertadores, você tem de ganhar nove pontos em casa e um fora.

Culpados
Eu acho que não era necessário fazer as alterações. A não ser que alguém tenha pedido. O Flamengo não estava sendo dominado. Quando mudou, passou a ser dominado. Por que? O Gabriel não é velocista. O Rômulo é um cara que marca, puxou o time para trás. Só ficou o Everton. As alterações que foram feitas deram a impressão ao time de que era para segurar o resultado. Instintivamente, o jogador faz. O Berrío não estava bem, mas é uma opção de ataque, de velocidade. Quando o Berrío saiu, acabou. Ficou só o Guerrero isolado. O Matheus Sávio entrou e ficou de lateral! O time terminou com três zagueiros (Réver, Rafael Vaz e Juan) e três volantes (Márcio Araújo, Willian Arão e Rômulo).No segundo gol, a falta foi na direita da defesa e o Trauco estava na barreira. Não entendi nada. O Trauco é lateral esquerdo. O que ele fazia na barreira e o Matheus Sávio dentro da área? A bola sobra, aos 47 do segundo tempo, e tem um cara livre dentro da área!

Choque de realidade
Venderam que o Flamengo tem um p… plantel, um p… time, excepcional… Não é nada disso. Os resultados da Libertadores estão aí. As pessoas falam que sou muito crítico. Eu não sou muito crítico, eu sou exigente. Conheço aquela p… ali toda. Eu sei o que é o Flamengo. Poucos conhecem o Flamengo como eu. Não vou passar a mão na cabeça. Quero ver o patrimônio maior do Flamengo, que é a torcida, feliz. Agora, vamos passar as verdades para a torcida. É ela que lota aquela p… (Maracanã) lá. E estão sempre apoiando.

Caça às bruxas
Não precisa. Tem um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. É seguir em frente, tirar alguma lição disso tudo. Não acho que deve trocar o técnico. O cara (Zé Ricardo) só melhora com as coisas acontecendo. Na final (do Carioca), ele fez duas mudanças e disseram que deu nó tático (no Abel Braga). Foi uma pena que não deu certo no momento que tinha que dar, né.

Cheirinho de…
São cinco eliminações na fase de grupos. O problema dessa agora é que o Flamengo fez investimentos, gerou expectativa demais no torcedor. A cobrança acaba sendo maior. Os caras (torcida) estavam pensando lá no Real Madrid (Mundial de Clubes). P…, é passo a passo. Você não pode não pode deixar transmitir isso. Se alguém tá falando, tem que cortar isso pelo meio. Foi igual no ano passado, quando começou esse negócio de cheirinho. Cheirinho é o cacete! Não tem isso. Tem quem deixe se levar por isso. Aí, a sacanagem aumenta quando perde.

Vinicius Junior
Ele é um jogador maravilhoso, mas ainda é um juvenil. É espetacular para a categoria dele. Se apressarem isso, a torcida vai para dentro do estádio esperar que ele faça as mesmas coisas que estão acontecendo no sub-20. Se ele estiver adaptado ao ritmo de profissional tem que jogar… Mas não é sempre que aparece um Neymar, um Messi com essa idade. Mas esses dois são garotos que tiveram sequência nessa categoria. O Vinicius precisa ter sequência de treino nos profissionais para ir se adaptando.

Humildade
Quando o (Fleitas) Solich lançou-me no time, em 1971, eu tinha 18 anos. Fiquei treinando com eles muito tempo. Subi do juvenil e fiz muitos jogos treinos… Entrei desde o início no Brasileirão. Jogava bem, jogava mal. Subi e voltei (para o juvenil). Nas voltei com espírito de juvenil, não retornei com espírito profissional. Fiz um estágio no profissional. Fui lá e voltei. Hoje, o jogador não pensa mais dessa maneira. Quando tem que voltar, diz logo: ‘não, sou profissional, c…’.

Pressa
Nós perdemos a geração daquela segunda Copinha (2011). Esqueceram que a idade naquela segunda Copinha não era 20 anos. Baixaram para 18. Era o Adryan, Rafinha, Thomás, Lorran… O Flamengo perdeu aquela geração inteira porque lançou apressadamente. Eram moleques de 17, 18 anos. Perdemos essa geração. Não tem ninguém. E aí?

Estrangeiros
Eu sou da seguinte opinião: entre um jogador estrangeiro que faz isso e um da base que também faz isso, eu prefiro o da base. Eu não vou perder tempo com quem não vai me dar mais. O Flamengo tem muitos jogadores lá que, se comparar com os cara da base, tipo o (Felipe) Vizeu, Léo Duarte, (Lucas) Paquetá, o Matheus Sávio, o Ronaldo, são do mesmo nível. Aí, temos que jogar com os da base.

Aerofla
Na minha época, não tinha esse negócio de 5 mil pessoas para levar o jogador ao embarque. Se tem isso agora, o cara tem que dar a vida ali dentro do campo. Parece que aquilo ali é obrigação. Não é obrigação. Sou torcedor, fico mal, durmo mal quando vejo as coisas assim. O Flamengo está contratando, tem credibilidade, a estrutura é de primeiro mundo, o CT é sacanagem (maravilhoso). O cara só tem que jogar.

Passividade da diretoria
O Flamengo tem que exigir pelo que está dando. Desde que essa gestão assumiu, está todo mundo recebendo em dia. Quando veio essa turma, que eu participei no início, falei: ‘vocês querem a minha participação, então me garantam que não vão atrasar salário. Pagando em dia e dando condições de trabalho, vocês podem exigir alguma coisa. Eles cumpriram. Está tudo em dia. O Flamengo tem um CT lá que oferece tudo o que o profissional precisa, comodidades que o jogador do Real Madrid, do Barcelona, do Paris Saint-Germain, do Bayern tem. Campos maravilhosos, sala de fisioterapia, de almoço, tudo. Se o cara quiser morar lá, fica. O cara só tem que treinar.

Técnico-ídolo
Eu nunca quis ser técnico no Brasil. Tudo o que eu tinha a fazer pelo Flamengo, eu fiz. Tive a experiência em 2010 (como diretor de Futebol) e aquilo mostrou que eu não posso ocupar cargo nenhum no Flamengo. Você fala do Renato Gaúcho (Grêmio), Rogério Ceni (São Paulo e Petkovic (Vitória). Eles serão sempre ídolos desses clubes. Agora, indo mal como técnicos, vão chamá-los de burro. O ídolo não apaga. Quando vira técnico, é criticado como os outros. Não pensem que vão aliviar. Não há blindagem.

Crise política no país
É uma tristeza para todos nós ver uma situação como essa. Sempre existiu, mas, agora, tem visibilidade. As redes sociais ajudam. A fiscalização é muito maior, as coisas são imediatas. Tomara que isso tenha seguimento, um fim. E que surja uma geração que não cometa descalabros. Às vezes, nos decepcionamos com quem a gente acreditava (foi cabo eleitoral de Aécio Neves em 2014), mas o poder mexe com as pessoas. Eu lamento profundamente como brasileiro.

Projeto social
Hoje, trabalhar com governo, com prefeitura, está muito complicado por causa desses problemas que estão aí. A gente oferece (o Zico 10). Se der certo, deu. Às vezes, eles não precisam bancar nada. Só os espaços, em troca da visibilidade. Mas a gente sabe como é trabalhar com dinheiro público. Você está com um problema na saúde e abre uma escola de futebol, aí todo mundo cai de pau. Não quero isso, quero o melhor para o cidadão.

Youtuber
Eu não me sinto um youtuber. Sou um cara que tive a felicidade de ter uma carreira bonita, que abriu muitas portas, amizades. Chamei, por exemplo, o Anderson Silva, e o coloquei para bater falta. Errou todas. Aí, ensinei como fazia e ele acertou duas na gaveta. O cara sai de lá feliz porque participou. Eu tenho 100 mil inscritos, peço até para o pessoal entrar lá no Zico 10, curtir, compartilhar, assinar…

Juventus x Real Madrid
Individualmente, o Real Madrid é superior. Coletivamente, a Juventus é melhor. Eu espero ver um grande jogo (em 3 de junho), como foram todos os outros, e é uma partida só. O cara sabe que não pode errar. Não haverá outra chance.

Seleção Brasileira
Foi uma mudança da água para o vinho, tudo graças à competência do Tite. O Brasil perdeu dois anos. Depois que acabou a Copa do Mundo, já tinha que ser o Tite. Era o cara mais vencedor, com maior conhecimento de futebol. Fizeram a experiência novamente com o Dunga. Não deu certo… Não dizem que Seleção tem que ter os melhores do momento? Técnico também. Naquele momento, o melhor era o Tite. Não chamaram. Tem tudo para ser candidato ao título. Fonte: DF SUPERSPORTS





Curta nossa Página



Postar um comentário

0 Comentários