Zé Ricardo dá indícios de que manterá Rodinei como atacante no Flamengo



Pode-se dizer que o técnico Zé Ricardo não dorme mesmo no ponto. No dia seguinte ao título carioca conquistado num Fla-Flu cheio de emoção e com o Maracanã lotado, já estava presente ao evento organizado pela CBF chamado "Somos Futebol', no qual assistiu a palestras de Tite, técnico da seleção brasileira, além dos renomados Marcelo Bielsa e Fabio Capello. Procurando estar sempre antenado ao que há de mais moderno em esquemas táticos, procura já reencaixar as peças rubro-negras para as próximas competições. Em entrevista ao "Seleção SporTV", Zé Ricardo mostrou preocupação em manter o Flamengo no topo.

"A gente precisa trazê-los para verdadeiramente serem protagonistas dos jogos. É um compromisso assumido com o presidente e com o Carlos Noval, que é o diretor da base." Zé Ricardo, sobre o uso dos garotos da base.

O treinador não só elogiou o elenco rubro-negro por ter superado o sacrifício físico na maratona de jogos decisivos tanto pelo Carioca como pela Libertadores como também a estrutura do clube. Conta com o reforço de Conca para o próximo mês, confirmou que já vai integrar entre os profissionais já nesta terça a revelação Vinicius Júnior. - praticamente negociado para o Real Madrid no ano que vem por R$ 156 milhões. Vai, sim, utilizar mais os garotos da base. E deu pistas de que o lateral Rodinei, um dos novos heróis rubro-negros, autor do segundo gol no triunfo de 2 a 1, continuará a ser usado como atacante.

- Se eu fosse treinador do Rodinei na escolinha eu teria apostado nele como atacante. Ele tem características (...) Eu fiquei sem a opção na Libertadores com a suspensão de três jogos do Berrío. Aquele jogador que a gente entende que por valência física tem condição de chegar rápido no ataque e também compor com facilidade. O Rodinei tem isso por natureza dele, e desde o momento que a gente trouxe novamente essa ideia ele topou de pronto, é um jogador que está sempre disponível. Além de tudo, trabalha muito e é muito querido pelo grupo, então eu acho que o gol do título veio bem pra ele, porque coroa a coletividade do nosso grupo.

Ao ser lembrado que um ano atrás dava aula num colégio, Zé Ricardo, técnico cria das divisões de base rubro-negra, reconheceu que os últimos 12 meses mudaram sua vida e não escondeu sua felicidade com o momento e não deixou de responder às várias perguntas. Veja abaixo os principais assuntos abordados com o treinador campeão.

MUDANÇA RADICAL
Realmente foram 12 meses que muita coisa mudou na minha vida. Mas tô feliz demais, principalmente porque ter conseguido trazer esse título para a Gávea, importantíssimo para o clube e para todos nós. Agora é continuar trabalhando porque quarta-feira já tem jogo pela Copa do Brasil.

CAMPEÕES ESTADUAIS FAVORITOS NO BRASILEIRO?
Independentemente se vão ou não ser destaques, eu acredito que o próximo Campeonato Brasileiro deva ser uma das competições mais equilibradas. Pelo que eu vejo aí, pelos menos tem sete, oito equipes com reais condições de ser campeã. Eu acho que o Flamengo está no caminho de brigar por essa posição.

SUPERAÇÃO
O calendário para a gente é muito desgastante, foram cinco jogos com o emocional bastante exigido, desde a semifinal do Carioca contra o Botafogo, depois o Atlético Paranaense na Baixada, o primeiro jogo contra o Fluminense, a Católica, que a gente precisava vencer no Maracanã, e agora essa final. Realmente é um grupo que se superou, a gente ficou até preocupado com o início do jogo, a gente acabou sofrendo um gol. Mas a equipe teve um equilíbrio emocional, conseguimos o resultado que interessava. Visualizando o jogo de quarta-feira, a gente vai fazer uma avaliação amanhã, mas é quase certo que vamos usar os jogadores que não foram tão utilizados nessa fase. O certo mesmo é que a gente tem a volta do Ederson para a relação de jogo. É uma expectativa nossa, e graças a Deus a conquista de ontem até facilita isso. E de repente algum jovem das categorias de base para poder também compor e banco e quem sabe até entrar no jogo.

CONCA E ELENCO
A gente ficou feliz pela conquista deste Estadual porque significou muito pro nosso grupo, porque praticamente 100 por cento do grupo foi utilizado. Esse era um dos nosso objetivos, até para a gente poder visualizar e perceber quem realmente vai poder ajudar a gente para o restante da temporada. Como na Libertadores a gente ainda não garantiu a classificação e o Brasileiro são 38 rodadas, só temos a certeza de que precisamos de um grupo grande e forte. Esperamos que com o retorno de Diego, a melhora rápida do Conca, talvez mês que vem ele possa estar jogando, e também a prospecção dos meninos da base, que também é um dos nossos objetivos, que eles possam jogar mais, a gente consiga encontrar uma equipe não só com um elenco forte, para que a gente possa disputar essas competições buscando sempre vencer os jogos e os títulos também. Sempre com o mesmo procedimento. Colocá-los em prova nos treinamentos, e aqueles que tiverem melhor rendimento estarem jogando. O mais importante é que a gente continue com o sentido de justiça com eles.

RODINEI NO ATAQUE
Se eu fosse treinador do Rodinei na escolinha eu teria apostado nele como atacante. Ele tem características. Mas na verdade a gente o frisou em alguns jogos do Carioca na posição. No início a gente não contava com todos os atacantes disponíveis. Depois, com o retorno do Marcelo Cirino, começamos a trabalhar o Cirino novamente na posição. Novamente o Marcelo acabou saindo, e eu fiquei sem a opção na Libertadores com a suspensão de três jogos do Berrío. Com aquele jogador que a gente entende que por valência física tem condição de chegar rápido no ataque e também compor com facilidade. O Rodinei tem isso por natureza dele, e desde o momento que a gente trouxe novamente essa ideia ele topou de pronto, é um jogador que está sempre disponível. Além de tudo, trabalha muito e é muito querido pelo grupo, então eu acho que o gol do título veio bem pra ele, porque coroa a coletividade do nosso grupo.


CANSAÇO E LIBERTADORES COMO PRIORIDADE
- A gente tem um departamento específico para trabalhar isso, recuperação e preparação dos atletas. O que mais deixa a gente tranquilo no clube é que está muito bem estruturado em todos os setores, desde o seu presidente, o Eduardo Bandeira de Mello, ao CEO do clube, o Fred Luz. Vindo pro futebol, tanto o Rodrigo Caetano como o Mozer são pessoas importantíssimas, que coordenam ali a parte técnica. Quando você vem pra parte de preparação e recuperação, tem o doutor Márcio Tanure, com a sua competência toda, então a gente divide muito todas as opiniões. Então temos que escutar todo mundo e a última decisão acaba sendo nossa, mas com certeza a gente já percebeu isso desde o Brasileiro do ano passado, onde tivemos que fazer muitas viagens, conseguimos manter o nível de lesão muito baixo, e a equipe toda preparada. Agora essa sequência de cinco jogos foi também uma prova, a gente saiu bem dessa sequência. Gostaríamos de já estar classificados para a Libertadores, mas ainda temos um jogo dificílimo na Argentina. O foco é se classificar nessa fase em um grupo dificílimo, mas não vamos deixar de mão nenhuma outra competição, até porque o clube montou um elenco grande e com qualidade para que a gente possa brigar em todos os campeonatos de igual para igual. Mas no jogo de quarta-feira temos a necessidade, o grupo terminou essa fase do Carioca com um desgaste muito grande, e se a gente for expor esses atletas em mais um jogo difícil, como vai ser quarta-feira contra o Atlético Goianiense, tem um risco grande de perder alguém por mais tempo, coisa que a gente não quer.

MAIOR USO DOS GAROTOS DA BASE
É um dos objetivos maiores no clube neste Brasileiro, também dar oportunidade de ter um banco de suplentes maior, no Carioca e na Libertadores é um pouco mais limitado. Eles estão se preparando muito bem, conheço todos eles desde que praticamente chegaram ao clube, e acredito que por essência do nosso clube a gente precisa trazê-los para verdadeiramente serem protagonistas dos jogos. É um compromisso assumido com o presidente e com o Carlos Noval, que é o diretor da base, que a gente vai estar muito mais próximo, e eu acho que depois, pela importância simbólica desse título, em relação a isso pode ser que as coisas fiquem mais tranquilas em relação ao aproveitamento deles. Venho conversando sempre com eles, para que tivessem paciência. as competições vão se sobrepor, e por necessidade, qualidade e merecimento, eles têm que estar jogando. Tomara que a partir de quarta-feira isso fique mais evidente e que possam também aproveitar a oportunidade e não fiquem só pelo fato de serem da base, mas por merecimento.

VINICIUS JÚNIOR NO ELENCO
Era o acordo, todo o projeto que o clube fez pro Vinicius, um estágio pelo qual ele tinha que passar, provavelmente a partir de amanhã (terça-feira) ele já vai estar fazendo parte de nosso elenco profissional, e aí vai depender dele, das condições que vamos avaliar de jogo para jogo, a jogar também e fazer sua estreia pelo profissional.

PRESSÃO DE ORGANIZADA PARA BARRAR GABRIEL
Teve um boato dentro do clube, isso nunca chegou a mim, e não seria do meu feitio e do meu caráter fazer qualquer coisa em relação a isso. O Gabriel é um jogador importante, tem mais de 200 jogos pelo clube, um dos que participaram da campanha do título carioca. Taticamente é um jogador muito obediente, às vezes passa despercebido pela crítica, pela imprensa, mas por todos nós, que ali trabalhamos no dia a dia, sabemos que não só merece estar ali como tem uma importância fundamental. A gente conta muito com ele para a sequência das competições.





Curta nossa Página



Postar um comentário

0 Comentários