Por que Record não exibe o Campeonato Carioca 2021 para todo o Brasil



A Record vai exibir seu primeiro clássico no Campeonato Carioca 2021 nesta quarta-feira (23). Botafogo x Flamengo será transmitido a partir das 21h30 (horário de Brasília), pela 5ª rodada do Estadual do Rio, mas apenas telespectadores de 13 Estados e o Distrito Federal poderão acompanhar o jogo pela emissora de Edir Macedo. O motivo é o formato de negócio que a Record adotou para o evento.


A coluna apurou que a Record TV Rio cede os direitos de transmissão para as afiliadas pelo Brasil mediante o pagamento de uma taxa fixa referente aos direitos comerciais e imagens. Com isso, cada afiliada estadual da Record pode, por exemplo, vender suas cotas próprias de transmissão - sem exibir os patrocinadores fechados apenas para o Rio de Janeiro.

Parte pequena desse valor de patrocínio local, cerca de 10% de cada cota vendida regionalmente pelas afiliadas, vai para a Record no Rio. Mas como a taxa não é tão barata, e as TVs regionais estão em uma situação apertada por causa da pandemia de covid-19, nem todo mundo topou esse modelo de negócio. Muitas emissoras locais estão sofrendo com a redução de investimento publicitário. Parceiras como a TV Cidade (Ceará], TV Clube (Pernambuco) e TV Pajuçara (Alagoas) foram algumas emissoras locais que se recusaram a pagar o valor para ter o Estadual.



É por esse motivo que o Estadual do Rio não é exibido para Estados com grande concentração de torcedores de times fluminenses, como Ceará e Rio Grande do Norte. Até o ano passado, a TV Globo transmitia, com certa regularidade, jogos do Carioca para esses Estados.

Nas semifinais e finais, existe a previsão para que os jogos sejam exibidos para todo o país, inclusive São Paulo, por causa da grande repercussão que terá em caso de clássico. Em 2020, o SBT teve um bom Ibope com a exibição de Flamengo x Fluminense, mesmo para a capital paulista. Por enquanto, apenas as emissoras dos Estados que já fecharam o acordo com a Record TV Rio podem mostrar o jogo de amanhã.



Além da cidade do Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Pará, Amazonas, Minas Gerais (só Uberlândia), Sergipe, Piauí, Amapá, Rondônia, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná exibirão Botafogo x Flamengo.

A partida será narrada por Lucas Pereira, com comentários de Ricardo Rocha e Gutemberg de Paula, e apresentação de Mylena Ciribelli. O contrato da Record pelo Carioca é válido até 2022.


- // -

> Veja as últimas informações sobre o Mengão em nossa página principal, Clique Aqui



Fonte: Uol

CURTA NOSSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários