Conmebol adota regra inusitada para a segurança sanitária dos torneios



Para fazer com que o futebol possa retomar suas atividades no continente, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aprovou na última quarta-feira (13) uma lista de medidas de prevenção ao novo coronavírus que valerá para a Copa Libertadores e também a Copa Sul-Americana.


E, no protocolo estabelecido pelo órgão que rege o futebol na América do Sul, uma medida acabou chamando a atenção como verdadeiro retrato dos novos tempos vividos em caráter sanitário: beijar a bola.

Além da atitude citada, outras medidas já vistas no que tem sido aplicado em outros países como a Costa Rica, por exemplo, serão adotadas da ordem de não haver cumprimento entre as equipes, troca de objetos como camisas, garrafas de isotônico, comemorações de gol e outras situações que possam promover aglomerações e/ou contato propício a transmissão do vírus.

A Conmebol ressalta que estabelecerá um registro médico de todos os envolvidos nas partidas entre integrantes dos clubes, arbitragem e demais pessoas existentes no ambiente das partidas. Todos os citados no registro passarão por testes obrigatórios de Covid-19 podendo eles acontecer antes dos jogos ou mesmo durante treinos das equipes, com prévio aviso.


Sendo que, em caso de qualquer um dos envolvidos se negar a fazê-lo, ele não poderá integrar nenhuma partida das competições continentais.

Em relação a questão financeira dos clubes, mais fragilizados pela pausa dos torneios, a entidade reduziu em 30% a carga de possíveis punições financeiras por infrações ao regulamento da Conmebol e/ou das competições. Contudo, sem reduzir os valores cobrados para cartões amarelos (200 dólares, equivalente a R$ 1,1 mil) e vermelhos (750 dólares ou R$ 4,4 mil).

Confira as medidas sanitárias explicitadas no documento divulgado pela Conmebol:


  • Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva);
  • Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo;
  • Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas;
  • Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas;
  • Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa;
  • Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas;
  • Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes;
  • No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.


Fonte: https://futebolatino.lance.com.br/conmebol-determina-regra-inusitada-para-a-seguranca-sanitaria/

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários