Tá bem, Arão! Volante dá conta do recado na função que era de Cuéllar e anima o Flamengo



Quem não se lembra da bronca de Jorge Jesus em Willian Arão no primeiro jogo-treino do técnico português pelo Flamengo? O grito "tá mal, Arão", durante a vitória por 3 a 1 sobre o Madureira na Gávea, viralizou na época e ganhou até versão funk nas redes sociais (veja no vídeo abaixo). Dois meses depois, o treinador é só elogios ao volante.





Com a saída de Cuéllar, vendido para o Al Hilal, da Arábia Saudita, Gerson herdou o número 8 do colombiano, e Arão, a função: ele será a referência de Jesus para primeiro volante no Flamengo. Já foi assim na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras, quando teve boa atuação e aumentou a expectativa dos rubro-negros de que será possível não ter muita saudade do último dono da posição.

Com Abel Braga, Arão era mais segundo volante e constantemente entrava na área como elemento-surpresa. Logo que chegou, Jesus viu no jogador características para desempenhar função mais defensiva, logo à frente dos zagueiros. o jogo contra o Palmeiras foi o terceiro dele como primeiro homem de meio de campo. Antes, jogou assim na goleada por 6 a 1 sobre o Goiás e na derrota por 2 a 0 para o Emelec no Equador.



Arão como 1º volante:

Arão x Goiás
31 passes (29 certos)
1 falta cometida
1 roubada de bola
1 desarme
1 cartão amarelo
0 finalizações

Arão x Emelec
39 passes (35 certos)
4 faltas cometidas
1 roubada de bola
4 desarmes
1 cartão amarelo
1 finalização

Arão x Palmeiras
70 passes (69 certos)
3 faltas cometidas
2 roubadas de bola
2 desarmes
0 cartão amarelo
0 finalizações

Média de Cuéllar no Brasileiro
40 passes (39 certos)
1,2 faltas cometidas
3,5 roubadas de bola
1,5 desarmes
0,2 cartão amarelo
0,5 finalização

Arão tem bola aérea como ponto forte — Foto: MARCELO DE JESUS/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO
Arão tem bola aérea como ponto forte — Foto: MARCELO DE JESUS/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO



No último domingo, com o Flamengo inteiramente dominante nas ações ofensivas diante do Palmeiras no Maracanã, Arão errou apenas um dos 70 passes dados e ainda conseguiu duas roubadas de bola e dois desarmes – um deles originou a jogada do primeiro gol de Gabigol. Fazer este papel não é novidade para o volante, que na função tem números próximos da média que Cuéllar tinha no Brasileiro antes de sair.

– A minha posição de origem sempre foi primeiro volante. Foi assim nas categorias de base do Corinthians e em outros times que joguei. No Botafogo, o Renê Simões me deu uma nova função e passei a jogar de segundo homem. Assim que cheguei ao Flamengo. Mas não é novidade para mim, me sinto à vontade como primeiro – disse Arão ao GloboEsporte.com, mas com um detalhe:



– O Jorge Jesus pede para fazer algumas movimentações que são novidade, que no Brasil um primeiro volante não está acostumado fazer. Com os treinos, jogos e as repetições, vamos nos acostumando.

Em entrevista coletiva após a partida no domingo, Jesus foi questionado se Arão poderia suprir a carência deixada por Cuéllar não só para o time, quanto para a torcida, que tinha o colombiano como um xodó. O técnico destacou a versatilidade do volante, a qual considera ser parecida com a de Gerson, e se disse orgulhoso de tê-los no time:

– O Arão jogou dentro daquilo que é o talento e característica dele. É um jogador que se adapta muito fácil a situações de jogo defensivo e ofensivo. Como é o Gerson. É um orgulho ter dois jogadores com essas características. Sabendo explorar o talento deles, as coisas tornam-se mais fáceis – afirmou o português no último domingo.

Há três anos e meio no clube, Arão já fez mais de 200 jogos — Foto: Divulgação / Flamengo
Há três anos e meio no clube, Arão já fez mais de 200 jogos — Foto: Divulgação / Flamengo



Um aspecto que Jorge Jesus vê vantagem em Arão é a qualidade na bola aérea, um fundamento que ajuda o time a ficar mais sólido na defesa, além de ser uma arma nas bolas paradas de ataque. Três dos quatro gols do volante em 2019 foram de cabeça:

– Com certeza é um dos fundamentos que me destaco. Tenho uma boa altura e alguma facilidade para esse tipo de jogada, o que para a posição de meio-campo é importante. É continuar treinando para aperfeiçoar todos os fundamentos e ajudar o Flamengo a vencer.

Jogador com mais tempo de clube no atual elenco (três anos e meio), Arão tem 205 jogos e 23 gols com a camisa rubro-negra. Na atual temporada, também deu seis assistências para os companheiros. Mas para o torcedor que se habituou a ver o volante no ataque, terá que se acostumar com um papel mais marcados daqui para frente.


Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/ta-bem-arao-volante-da-conta-do-recado-na-funcao-que-era-de-cuellar-e-anima-o-flamengo-1.ghtml

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários