Sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo vive uma fase de recuperação e eficiência que tem chamado a atenção. Com um retrospecto de oito jogos, incluindo cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o jornalista Mauro Cezar Pereira, da Jovem Pan, exaltou a transformação pela qual o time está passando. Segundo ele, a equipe rubro-negra deixou para trás o que chama de "modo banana", termo usado para descrever um comportamento apático que vinha sendo observado em gestões anteriores.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEDurante o programa Bate-Pronto, Mauro Cezar comentou sobre o atual empenho dos jogadores e a capacidade de Filipe Luís de motivá-los: “Agora, depois desses jogos, a gente já percebe que os jogadores estão se empenhando. O Filipe Luís está conseguindo fazer isso. O mais importante é que o time está competindo sempre. Ou seja, o time não está mais no ‘modo banana’”. Para Mauro, essa fase de apatia era comum sob o comando de técnicos anteriores, como Tite, Jorge Sampaoli, Vitor Pereira e Paulo Sousa, além de Dorival Júnior após as conquistas recentes.
O jornalista também comparou o atual Flamengo com o time comandado por Jorge Jesus, ressaltando que a postura “modo banana” era inexistente com o técnico português. Segundo Mauro, Jesus exercia um controle absoluto sobre o elenco, o que evitava o relaxamento dos jogadores: “Talvez não tenha tido nenhum jogo ‘modo banana’ com o Jorge Jesus, por uma outra situação. Os jogadores não estavam empoderados, como ficaram depois dos títulos, e o português tinha o total controle e a mão pesada. Adiante, não sei se o Jesus teria todo esse domínio, depois de vencer muitos títulos, os atletas criaram muitas asinhas, né?”
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEPara Mauro Cezar, o trabalho de Filipe Luís está se consolidando e já exibe características claras de sua filosofia de jogo. Ele destacou a capacidade do Flamengo de pressionar os adversários em determinados momentos, sem, no entanto, manter essa intensidade o tempo todo: “Excelente o desempenho do time, gostei muito. Acho que o trabalho do técnico agora se apresenta depois de uma quantidade de jogos, isso já pode se perceber”.
O próximo desafio de Filipe Luís e sua equipe será o jogo de volta da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, neste domingo (10), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla