O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) formalizou nesta semana as denúncias contra os envolvidos na confusão ocorrida ao fim da partida entre Corinthians e Flamengo, disputada no dia 1º de setembro, na Neo Química Arena. O confronto, válido pelo Campeonato Brasileiro, terminou com vitória do Corinthians por 2 a 1, mas ficou marcado pelas quatro expulsões: Alcaraz, do Flamengo, e Yuri Alberto, Cacá, e Emiliano Díaz, do time paulista. O julgamento dos envolvidos está agendado para esta sexta-feira, às 10h (horário de Brasília), no Centro do Rio de Janeiro.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEPossíveis Punições
Alcaraz e Yuri Alberto foram denunciados por agressão e podem enfrentar suspensões mais severas. Ambos foram enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de agressões físicas durante partidas de futebol. As penas variam de quatro a 12 jogos de suspensão.
Alcaraz foi denunciado por "desferir soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares de forma contundente ou assumindo o risco de causar lesão", enquanto Yuri Alberto foi acusado de "desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa da bola". As denúncias podem resultar em longas suspensões para ambos os atletas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEOutras Denúncias
Cacá, zagueiro do Corinthians, foi denunciado por praticar ato desleal ao segurar o pescoço de Alcaraz durante a confusão. Enquadrado no artigo 250, a pena prevista para seu ato é de uma a três partidas de suspensão.
O auxiliar técnico Emiliano Díaz, também do Corinthians, foi enquadrado no artigo 258 por "assumir conduta contrária à disciplina ou ética do esporte", após desrespeitar a equipe de arbitragem. A punição pode variar de uma a seis partidas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEAlém dos jogadores, o executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, foi denunciado por desrespeito à arbitragem, com pena que pode variar de 15 a 180 dias de suspensão. O árbitro Ramon Abatti Abel relatou na súmula que Fabinho gritou "para de picar o jogo" no intervalo da partida.
Denúncia Contra Gandulas
Dois gandulas da partida, Thiago Rezetti e Alessandro da Silva, também foram denunciados pelo STJD. Thiago foi citado por retardar o reinício de jogo ao demorar na reposição de bola para o Flamengo. Já Alessandro foi denunciado por "murchar a bola" antes de devolvê-la ao campo de jogo. Ambos foram enquadrados no artigo 258 do CBJD, que prevê sanções por conduta antidesportiva.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEImpacto das Punições
Embora as possíveis punições possam afetar os jogos futuros do Campeonato Brasileiro, as suspensões não terão impacto no jogo entre Flamengo e Corinthians, marcado para domingo, pela semifinal da Copa do Brasil. As penas, caso sejam aplicadas, devem ser cumpridas na mesma competição em que ocorreram as infrações.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla