Nesta quarta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes, anunciou em suas redes sociais que a posse do terreno do antigo Gasômetro, localizado no centro da cidade, será oficialmente entregue ao Flamengo. O clube pretende utilizar o espaço para erguer o tão aguardado estádio próprio.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE"Atenção! Atenção! Edição extraordinária e não é sobre eleição! Acabamos de fechar o acordo da Caixa Econômica Federal com a Advocacia Geral da União, a prefeitura do Rio e o Flamengo. Amanhã daremos a posse do terreno do Gasômetro para a construção do estádio. Queria agradecer ao presidente Lula que se empenhou pessoalmente para que os órgãos federais chegassem a esse entendimento. Sem parceria o Rio não vai para frente. Estão entendendo porque a parceria é importante? Parabéns ao presidente Landim, à diretoria do Flamengo e aos torcedores. Se possível, torçam pelo Vasco no sábado. Um abraço a todos", publicou Paes no Instagram.
A disputa pelo terreno
O terreno do Gasômetro foi arrematado pelo Flamengo em um leilão realizado em julho deste ano, pelo valor de R$ 138.195.000,00, o lance mínimo estipulado. No entanto, o processo de aquisição enfrentou entraves judiciais após a Caixa Econômica Federal entrar com um mandado de segurança para suspender o efeito do leilão. A instituição, que era gestora do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, antigo proprietário do terreno, alegou que o valor pago pelo Flamengo estava abaixo do esperado e que o edital teria sido desenhado para favorecer o clube.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEA Caixa também questionou a presença de políticos flamenguistas durante o leilão e buscava reabrir as negociações. O imbróglio foi levado à Advocacia-Geral da União (AGU), que mediou conversas entre as partes envolvidas.
Acordo de conciliação
Nos últimos meses, as discussões avançaram em busca de uma solução pacífica. Uma tentativa de conciliação foi conduzida pela Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF), vinculada à AGU. As tratativas resultaram em um acordo que envolveu a prefeitura do Rio, o Flamengo e a Caixa Econômica Federal, e garantiu a continuidade do processo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEmbora Paes tenha anunciado a entrega do terreno, os detalhes exatos do acordo, como o valor adicional que o Flamengo deverá pagar, não foram divulgados até o momento.
Sonho rubro-negro mais perto de se realizar
Com a resolução dessa disputa, o Flamengo fica mais próximo de concretizar o sonho de construir seu próprio estádio. O local escolhido, o antigo Gasômetro, está estrategicamente localizado no centro da cidade, o que facilita o acesso de torcedores e representa um passo importante para a história do clube.
O Flamengo já vislumbra um futuro em que poderá contar com uma arena própria para receber seus jogos e ampliar ainda mais a conexão com sua apaixonada torcida.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla