Após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Bolívar, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, O técncico Tite se dirigiu a sala das entrevistas coletivas, ao chegar ao local, uma confusão estava acontecendo, devido uma agressão sofrida pela jornalista Raisa Simplicio, por um jornalista boliviano. Ao saber da situação, o treinador ficou irado e subiu o tom chamando a atenção da Conmebol por segurança para os jornalistas. Após isso, o treinador abordou diversas questões que estão afetando o clube, desde as frequentes lesões no elenco até críticas ao calendário do futebol brasileiro e à postura do sindicato dos atletas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADELesões no Elenco e Críticas ao Calendário
Tite demonstrou grande preocupação com o alto número de lesões no elenco rubro-negro, situação que, segundo ele, compromete o trabalho no Flamengo. O treinador foi claro ao criticar o calendário apertado do futebol brasileiro e a postura do sindicato dos atletas profissionais, que, na visão dele, não tem sido suficiente para proteger os jogadores:
"Isso atrapalha o trabalho do Flamengo como instituição. Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas a cada dia que passa, é um dia a menos que ficarei. A grandeza do Flamengo, com seus atletas... Queria estar errado para falar de calendário, mas olhem o que está acontecendo. Não adianta o sindicato dos atletas profissionais me dar balinha doce e dizer: 'agradeço ao Tite, mas o calendário estava lá e aceitamos'. Não tem que aceitar. Não dá para aceitar, o atleta vai arrebentar."
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEO treinador ainda fez questão de listar as recentes lesões que atingiram jogadores importantes do elenco, como Gerson, Erick Pulgar, De La Cruz e Varela, e enfatizou que não poupa ninguém por escolha própria, mas sim por necessidade médica:
"Eu não preservo ninguém e não poupo ninguém. Quem tira é o departamento médico, porque a saúde do atleta está em primeiro lugar. Não vou pagar preço. O Gerson teve cãibra, o Erick pediu para sair porque estava sentindo o adutor, o De La Cruz também sentiu cãibra, e o Varela precisou sair por causa das panturrilhas."
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEExaltação ao Desempenho do Time
Apesar das críticas, Tite também fez questão de exaltar o desempenho do Flamengo na vitória sobre o Bolívar. Para o técnico, o resultado de 2 a 0 não reflete o domínio e as oportunidades criadas pela equipe ao longo da partida:
"O Rossi está representando o elenco, que fez um p*** de um jogo. O resultado e o placar não condizem com o que foi o desempenho em oportunidades e volume. Temos jogadores de grandeza, como o Gabi, e uma coordenação de movimentos do Arrascaeta... É injusto a gente ficar falando o que poderia ser. É uma equipe que jogou."
Tite destacou ainda a mentalidade dos jogadores, que souberam manter a pressão e finalizar jogadas mesmo com um jogador a menos em campo:
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE"A mentalidade dos atletas foi fundamental. Tem que ter um nível de consciência muito grande. O futebol se joga, primeiro, com a cabeça. O time teve a naturalidade de rodar a bola, chegar na frente e fazer volume. Continuamos marcando pressão e finalizando com um jogador a menos. Essa doação da equipe foi excepcional."
Outros Temas Abordados
Durante a coletiva, Tite também comentou sobre o mercado da bola, preferindo não se aprofundar no assunto e destacando que seu foco é fortalecer o grupo que tem em mãos. O técnico foi enfático ao afirmar que questões de transferências são de responsabilidade da diretoria:
"Isso é tudo de bom para dar clique, mas é assunto diretivo. O técnico tem que trabalhar e fortalecer seu grupo, e é isso que nós fazemos."
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEPor fim, ao ser questionado sobre o próximo compromisso do Flamengo, o clássico contra o Botafogo, Tite evitou falar em mudança de foco, ressaltando que o desempenho de uma partida é carregado para a próxima:
"Vou agregar uma situação: a gente não vira a chave, a gente continua com a chave. O desempenho é emprestado de um jogo para outro, de um treino para outro."
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Botafogo no domingo, em um confronto que vale a liderança do Campeonato Brasileiro, e logo depois, encara o Bolívar novamente na altitude de La Paz, em busca da vaga nas quartas de final da Libertadores.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla