O Flamengo não é o clube com o maior número de jogos disputados nesta temporada. Na verdade, o Botafogo, adversário que impôs uma dolorosa derrota de 4 a 1 ao Rubro-Negro neste último domingo, já entrou em campo cinco vezes a mais do que o time de Tite. Esse dado levanta uma questão: por que, então, o Flamengo parece tão desgastado, enquanto o Botafogo, com uma carga de jogos ainda maior, segue voando?
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEÉ inegável que o calendário do futebol brasileiro é caótico, especialmente em um mês como agosto, repleto de partidas decisivas em três competições distintas. Contudo, o técnico Tite já ultrapassou o limite ao culpar exclusivamente o calendário pela situação da equipe.
A derrota para o Botafogo não pode ser atribuída somente ao desgaste físico. Os problemas enfrentados pelo Flamengo, como a vulnerabilidade nas jogadas aéreas, que resultou no gol cedo do rival, e as falhas táticas evidentes, como a exposição excessiva do lado direito, são questões que recaem sobre a responsabilidade de Tite e sua comissão técnica.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEDado o cenário de inúmeras lesões no elenco, era esperado que Tite montasse uma equipe capaz de se defender melhor. Essa, inclusive, já foi uma especialidade do treinador, mas que parece ter se perdido recentemente.
O Botafogo, segundo clube com mais partidas no ano, com 53 jogos, conseguiu explorar as fraquezas do Flamengo, mostrando que o problema vai além do número de jogos. Enquanto o Fortaleza lidera o ranking com 54 partidas e é o atual líder do Brasileirão, o Flamengo ocupa a 9ª posição, com 48 jogos, empatado com Fluminense, Corinthians e São Paulo.
Número de jogos em 2014:
1º Fortaleza 54
2º Botafogo 53
3º Bahia 52
Bragantino 52
5º Athletico 51
Cuiabá 51
Palmeiras 51
8º Grêmio 49
9º Corinthians 48
Flamengo 48
Fluminense 48
São Paulo 48
Portanto, a goleada sofrida no clássico evidencia que os desafios do Flamengo não se resumem ao desgaste físico, mas também a uma necessidade urgente de ajustes táticos e estratégicos por parte de Tite.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla