Após garantir a contratação do meia argentino Carlos Alcaraz, o Flamengo está próximo de fechar um acordo com o atacante equatoriano Gonzalo Plata. As negociações, que haviam enfrentado dificuldades devido à alta pedida do Al-Sadd, do Catar, voltaram a progredir nos últimos dias, e a expectativa é de que o negócio seja concluído antes do fechamento da janela de transferências na próxima segunda-feira.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEmbora as conversas estejam avançando, o Flamengo enfrenta um processo mais lento, algo considerado "natural" quando se lida com clubes do Oriente Médio. Esses clubes, geralmente, não têm urgência em negociar jogadores, uma vez que não dependem de recursos financeiros imediatos e costumam ser mais rígidos nas tratativas. Ainda restam detalhes importantes a serem ajustados, como cláusulas sobre a progressão de compra e bônus na transação, além dos exames médicos do jogador.
Na semana passada, os clubes chegaram a um acordo preliminar de 3,65 milhões de euros (cerca de R$ 22,4 milhões) por 30% dos direitos econômicos de Gonzalo Plata. Entre Flamengo e o jogador, todos os termos já estão acertados, incluindo um contrato que prevê sua permanência na Gávea até dezembro de 2028. Agora, os empresários de Plata trabalham para viabilizar a liberação junto ao Al-Sadd.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADECom 23 anos, Plata fez uma excelente temporada pelo Al-Sadd, registrando 12 gols e oito assistências. Apesar da boa fase, ele não participou da goleada de 5 a 0 sobre o Al-Arabi na última quinta-feira, pois já havia um acordo para que ele ficasse fora das partidas enquanto as negociações com o Flamengo não fossem concluídas.
Revelado pelo Independiente del Valle, Plata atua como ponta-direita e já passou por clubes como Sporting Lisboa e Valladolid antes de chegar ao Al-Sadd. Se confirmado, ele se juntará a Michael e Alex Sandro como os reforços anunciados pelo Flamengo nesta janela de transferências.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla